Alunos da Unesp vencem mundial de desenvolvimento de games

Estudantes da USP e da Unicamp também foram classificados em competição promovida pela Microsoft

qua, 16/07/2008 - 15h43 | Do Portal do Governo

A Mother Gaia Studio, equipe formada por alunos da Unesp de Bauru, foi campeã na categoria Desenvolvimento de Jogos da Imagine Cup 2008, competição internacional de criação de games promovida pela Microsoft. O grupo formado por Guilherme Campos, Túlio Soria, Helena van Kampen e Rafael Costa superou concorrentes belgas e coreanos com o jogo City Rain e obteve prêmio de US$ 25 mil. 

Já a equipe Écologix, composta pelos estudantes Roberto Sonnino (USP), Eduardo Sonnino (Unicamp) e Carlos Rodrigues e Renato Viana, da Universidade Federal de Pernambuco, ficou entre os seis finalistas no segmento especial Projeto de Interoperabilidade. Eles receberam prêmio de US$ 10 mil pelo Ecologger, programa de computador que conecta pessoas, dados e sistemas.

Inovação – City Rain, criado pelos alunos dos cursos de Ciência da Computação e Design da Unesp Bauru, desafia o jogador a construir uma cidade e controlar o impacto ambiental causado pela expansão urbana. O título mistura elementos de games clássicos do gênero puzzle (quebra-cabeças), como Tetris e os mistura com a experiência proporcionada por simuladores como o SimCity. E tem cópia grátis (download) no endereço www.cityra.in.

“Estamos muito orgulhosos de poder representar o País”, ressaltou Guilherme Campos, do Mother Gaia Studio. “A proposta agora é investir o dinheiro do prêmio no desenvolvimento de novos títulos”, revelou.

Amintas Lopes Neto, gerente de novas tecnologias da Microsoft, observa que o jogo tem mesmo apelo ambiental. “O título já foi até adotado como ferramenta de apoio pedagógico em uma escola de Bauru”, destaca.

Suporte à decisão – Criado pela Écologix, o Ecologger é um sistema interativo de suporte à decisão que permite compartilhar dados desde a detecção de um problema até o histórico de soluções encontradas e adotadas. O programa de computador é dividido em quatro módulos: um móvel, que recebe informações pelo celular; outro web, com acesso completo aos recursos da Internet; um multitoque, que permite a organização dos resultados pelo usuário de maneira intuitiva; e o último por meio da TV Digital.

Disputa internacional

A Imagine Cup é uma competição anual que visa a estimular a criatividade dos estudantes no desenvolvimento de projetos tecnológicos que ofereçam respostas para problemas da sociedade contemporânea. Em sua sexta edição, o tema proposto foi a busca de soluções sustentáveis para questões que prejudicam o meio ambiente.

A disputa teve 200 mil inscritos e pela quarta vez consecutiva o Brasil foi o país com mais representantes – 63 mil. Participaram em Paris da fase final 124 equipes, com 370 estudantes vindos de 61 países para concorrer em nove categorias: Projeto de Software, Sistemas Embarcados, Desenvolvimento de Jogos, Projeto Hoshimi, IT Challenge, Algoritmo, Fotografia, Filme de Curta-Metragem e Design de Interfaces.

A comissão julgadora da Imagine Cup também ofereceu prêmios especiais em quatro segmentos: Inovação Rural, Tecnologia Acessível, Interoperabilidade e Windows Live.

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)