Alunos da Unesp são premiados por Sociedade Entomológica Americana

Competição internacional seleciona os melhores currículos de alunos de graduação, mestrado, doutorado e recém-doutores de 45 países

dom, 13/12/2015 - 11h13 | Do Portal do Governo

Alunos da Unesp (Universidade Estadual Paulista) foram premiados na competição internacional Student Transition and Early Professionals Travel Funding Award, em que foram selecionados os melhores currículos de alunos de graduação, mestrado, doutorado e recém-doutores de concorrentes de 45 países.

Desenvolvido pela Sociedade Entomológica Americana – a Entomological Society of America (ESA) – o prêmio tem por objetivo propiciar reconhecimento a estudantes de diversas partes do mundo a participar do ICE (à exceção de estudantes dos Estados Unidos em si).

Foram concedidas 27 premiações, num total de US$ 50.000,00. No Brasil, foram selecionados apenas três alunos, dois de graduação e um terceiro de doutorado. Ambos graduandos, Gabriela Costa Pinheiro e Fábio Luiz de Leão Leonel , são discentes da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Ilha Solteira. Gabriela é aluna do Curso de Agronomia, e Fábio é aluno do Curso de Biologia da Faculdade de Engenharia, e ambos desenvolvem atividade de Iniciação Científica sem qualquer remuneração, sob a orientação de Carlos A.H. Flechtmann, que pertence ao Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos (DEFERS).

Os projetos selecionados serão apresentados em setembro de 2016 na 25ª edição do Congresso Internacional de Entomologia, nos Estados Unidos.

Conteúdo dos projetos selecionados
Gabriela irá apresentar nos Estados Unidos resultados de seu projeto de pesquisa onde o objetivo é o de verificar a influência do fogo na insurgência de pragas em plantios de seringueira, Hevea brasiliensis. Já Fábio estuda a influência da altura do dossel em fragmentos de cerrado na estratégia de estratificação vertical que estas brocas utilizam como mecanismo de redução na competição por alimento, e cujos resultados serão também apresentados no ICE, graças à premiação concedida pela ESA.

Fonte: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Do Portal do Governo do Estado