Alunos da Unesp participarão de intercâmbio em instituição canadense

Pós-graduandos foram selecionados pelo Programa Líderes Emergentes nas Américas, iniciativa do governo do Canadá

seg, 16/07/2018 - 10h23 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) tem três alunos de pós-graduação selecionados pelo Programa Líderes Emergentes nas Américas (Elap, na sigla em inglês). Promovida pelo governo do Canadá, a iniciativa oferece a estudantes da América Latina e do Caribe oportunidades de intercâmbio de curta duração para estudo ou pesquisa nos níveis de graduação e pós-graduação.

Vale destacar que as bolsas são facilitadas por meio de colaborações institucionais e acordos de intercâmbio estudantil entre entidades canadenses e latino-americanas ou caribenhas. Os três pós-graduandos do campus de Botucatu, no interior do Estado, foram selecionados para períodos de intercâmbio na University of Saskatchewan, do Canadá, que mantém um dos melhores cursos de Medicina Veterinária do mundo.

É importante lembrar que a parceira é frequente da instituição de ensino com Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp. Mestrando do Programa de Biotecnologia Animal da FMVZ e sob orientação da professora Ana Liz Garcia Alves, Gustavo dos Santos Rosa deve viajar em dezembro para ficar cinco meses com uma equipe da universidade canadense.

“Acompanharei uma etapa de um projeto grande com potencial de diferenciação de células gonadais suínas. Meu mestrado é com células-tronco, uma área que tem ligação direta. Já executei meu experimento aqui e, como tenho material armazenado, tentarei realizar análises lá, o que poderia entrar como parte da minha dissertação”, avalia o estudante.

Gustavo dos Santos Rosa nunca participou de um programa de intercâmbio e afirma estar animado para as portas que o intercâmbio poderá abrir. “A expectativa é fazer vários contatos e tentar firmar uma parceira entre nosso laboratório de terapia regenerativa e o laboratório de Saskatchewan, que é muito forte em pesquisa”, acrescenta.

Expectativa

Já Patrícia de Faria Lainetti, orientada no mestrado da FMVZ pela professora Fabiana Ferreira de Souza, trabalhará em Saskatchewan com outra equipe. “Acompanharei pesquisas com a microbiota do útero de vacas. No meu mestrado, estou trabalhando com tumor de mama em cadelas, mas sempre pesquisei na área da reprodução, fiz residência e estágios nessa área. Gosto bastante”, revela a aluna.

A pós-graduanda planeja ficar cinco meses no Canadá. “Minha expectativa é grande. Espero colher os frutos do trabalho que farei lá. Quero muito fazer contatos e, quem sabe, tentar viabilizar um doutorado por lá”, explica.

Estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Zoologia do Instituto de Biociências da Unesp, Juliana Sartori Lunardi é orientada pela professora Percília Cardoso Giaquinto, da FMVZ. “Como no Brasil estou trabalhando com agrotóxicos e comportamento das abelhas, a ideia é que eu vá para Saskatchewan conhecer e colaborar em pesquisas na mesma área. Espero aprender novas técnicas e conhecimentos teóricos que me ajudem no doutorado”, ressalta.

Juliana Sartori Lunardi ficará por seis meses no Canadá. “Espero melhorar minha fluência na língua inglesa e fazer contatos com pesquisadores da minha área. Além disso, será muito bom se eu conseguir trazer novas informações para o nosso grupo de trabalho aqui da Unesp”, destaca.

Formação

Representante do Comitê Local de Internacionalização, Neilson Cassimiro da Silva reforça a importância de programas como o Elap, não apenas para a formação dos alunos participantes, mas para a instituição. “Saskatchewan está entre as melhores escolas de Medicina Veterinária do mundo. Esse programa tem a vantagem de permitir que os professores possam conhecer o trabalho que é feito aqui e a competência de nossos pós-graduandos”, analisa.

De 62 candidaturas enviadas pela University of Saskatchewan, 16 foram aceitas pelo governo canadense, das quais três são reservadas aos alunos da Unesp. “Isso mostra que a instituição canadense já conhece a qualidade dos recursos humanos formados pela Unesp”, completa.