Alunos da Unesp participam de campanha de vacinação antirrábica

Estudantes do curso de Medicina Veterinária promovem ação em conjunto com representantes da prefeitura de Botucatu

seg, 17/09/2018 - 14h22 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a prefeitura de Botucatu realizaram, há 50 anos, ações para acabar com as notificações de raiva no município do interior do Estado. Na época, todos os dias eram registrados pelo menos três casos suspeitos da doença.

Por meio da ação conjunta, a doença foi erradicada na cidade. Contudo, ainda é necessária a manutenção de uma campanha preventiva de vacinação de animais. Em 2011, o trabalho foi considerado o melhor evento regional de controle da enfermidade na América Latina e Caribe pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS), vinculada à Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na última semana, a vacinação antirrábica foi realizada na cidade e contou com a participação de diversos profissionais. A meta é de defender cerca de 80% da população de cães e gatos do município, o que equivale a aproximadamente 23 mil animais.

Experiência

Participam da iniciativa 50 alunos do curso de Medicina Veterinária da universidade, responsáveis por todas as etapas de vacinação. “A experiência foi muito boa. Temos muitas aulas teóricas. É muito bom ter essa atividade prática, que é a de entrar em contato com os proprietários e os animais”, diz Ricardo Portasio, aluno da Unesp.

Ao todo, 65 postos foram montados em cinco regiões da cidade. O vigia Edivaldo Lima aproveitou a oportunidade levou o cão Peteleco para ser imunizado. “Ele me acompanha no banco e em qualquer lugar”, revela à TV Unesp.

Já a fotógrafa Kátia Soares aproveitou a ação perto de casa para vacinar a gata de 4 anos. “Trarei os outros três gatos que tenho e, depois, os outros dois cachorros. A raiva é uma doença perigosa”, avalia.

A aluna residente Marina Frontana encara o desafio de fazer parte da coordenação do projeto e garantir que a meta seja atingida. “Como residentes, supervisionamos todos os postos. Cuidamos da alimentação e transporte, uma responsabilidade muito grande”, salienta a coordenadora da campanha.