Alunos da Unesp ficam em 1º lugar em competição internacional

Evento realizado no Egito, foi organizado pela Microsoft e recebeu cerca de 300 estudantes

qui, 06/08/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

Alexandre Nacari e Henrique Perticarati, alunos do curso de Desenho Industrial da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, conquistaram o primeiro lugar na categoria design da Imagine Cup, competição internacional organizada pela Microsoft. Após cinco dias de disputas no Cairo (Egito), os estudantes receberam US$ 8 mil de prêmio. Os estagiários do Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada (LTIA) da Faculdade de Ciências (FC) formaram a equipe Willburn especialmente para participar do evento. A equipe teve 36 horas, nas finais, para criar projeto de interface baseado no tema da competição: Imagine um mundo onde a tecnologia ajude a resolver os problemas do planeta que mais nos desafiam hoje.

A equipe brasileira desenvolveu o projeto Cheops, que procura auxiliar na alfabetização de crianças. Alexandre e Henrique usaram como referência a mesa do Museu da Língua Portuguesa, em que o usuário pode juntar letras e sílabas para formar palavras. A partir daí, surge animação que explica a etimologia da palavra formada. No Cheops, as letras podem ser substituídas por números, ajudando no ensino da matemática, ou por elementos químicos, entre outras matérias pedagógicas. Cerca de 300 estudantes (22 brasileiros) participaram das finais, no Egito, em diversas categorias. Entre os representantes do Brasil, três equipes saíram vencedoras.

Além da Willburn, outros dois grupos de estudantes da Unesp de Bauru tiveram colocações de destaque na Imagine Cup. A equipe OpenLab, formada pelos estagiários do LTIA Bianca Bertoni, Pedro Cavalca e Thiago Fabre, ficou entre as 12 melhores na categoria embedded (dispositivos embarcados). A equipe A Casa Amarela, composta por Claudia Daher e Thalita Hayata, ficou entre os seis melhores times na categoria short film (filme de curta metragem). “A Unesp, sem fazer associação com empresas, participou de finais da competição em seis edições. Neste ano, foi a única universidade do mundo a classificadar três equipes para as finais”, conta Eduardo Morgado, docente da FC que atua no LTIA.

Do Diário Oficial