Alunos da rede pública visitam museus, parques e monumentos de SP

Visitas fazem parte do programa Cultura é Currículo

seg, 08/09/2008 - 13h00 | Do Portal do Governo

Cerca de 26 mil alunos de escolas estaduais da capital e da Grande São Paulo visitam, a partir desta terça-feira, 9 de setembro, 22 instituições culturais de São Paulo. São museus, parques, monumentos históricos e centros culturais de diversas áreas que receberão os alunos até o fim deste mês de setembro.

No roteiro estão o Museu de Arte Moderna, Pinacoteca, Memorial da América Latina, Instituto Moreira Sales, Centro Cultural Banco do Brasil, Museu da Língua Portuguesa e o Zoológico de São Paulo.

Os visitantes são estudantes dos ensinos fundamental e médio. A iniciativa faz parte do projeto Cultura é Currículo, lançado em julho, que tem objetivo de levar oferecer acesso a instituições culturais para os estudantes da rede estadual. O projeto prevê levar cerca de 1 milhão de alunos a museus, espetáculos teatrais e de dança e a sessões de filmes.

“O projeto Cultura é Currículo é uma oportunidade para despertar o interesse pelas artes nos alunos. Estamos aliando educação e cultura”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Dividido em três projetos – instituições culturais, especialmente museus (Lugares de aprender: Escola Sai da Escola), teatros (Escola em Cena) e cinema (Cinema Vai à Escola) -, o Cultura é Currículo proporciona aos estudantes experiências inesquecíveis. O conteúdo visitado nas instituições culturais tem respaldo pedagógico e é cobrado em sala de aula.

Da Secretaria da Educação