Alunos da rede pública realizam ações para preservação de nascentes

Desde 2015, a Escola Estadual Agostinho Grigoleto, de Brejo Alegre, promove uma iniciativa ligada à educação ambiental

qui, 28/02/2019 - 10h34 | Do Portal do Governo

Na rede estadual de ensino, as práticas voltadas à educação ambiental ganham destaque a cada ano, por meio de iniciativas que fazem parte do dia a dia dos alunos, que desenvolvem o assunto em conteúdos teóricos e práticos.

Um dos exemplos é o da Escola Estadual Agostinho Grigoleto, na cidade de Brejo Alegre, pertencente à Diretoria de Ensino Região de Birigui. Desde 2015, a unidade realiza o projeto “Um olhar sobre as nascentes: protegendo nossas riquezas”.

Vale destacar que o município está localizado na região noroeste do Estado, às margens do Rio Tietê. A proximidade com o curso d’água torna o recurso fundamental para grande parte das atividades locais, bem como para o sentimento de pertencimento da comunidade.

Debates

Durante as aulas de Geografia, o professor Francisco Silva Júnior promovia discussões com os alunos dos 7º anos sobre o cuidado com o meio ambiente local. Desse modo, surgiu a ideia de criar um projeto sobre educação ambiental.

Assim, professores, alunos e gestores da escola se uniram e a temática escolhida para iniciar as atividades foi “nascente”. Os principais pontos do programa são despertar uma consciência crítica sobre questões ambientais e identificar as nascentes do município que se encontram degradadas, sem a mata ciliar, com erosões ou em processo de assoreamento.

“Essas nascentes alimentam o Baixo Tietê e, devido à grande importância para o ecossistema local, tivemos a ideia de conservar e preservar esses importantes olhos d’água”, enfatiza o professor Francisco Silva Júnior.

Aprendizagem

Durante todo o ano letivo, a temática era abordada em várias situações de aprendizagem propostas no componente curricular de Geografia do 7° ano, como também a interdisciplinaridade entre as outras ciências, e tinha como ápice do projeto a visita a algumas nascentes.

Com a entrada na 5° Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em 2018, o projeto entrou em uma nova fase, que busca a recuperação direta de nascentes na área rural do município, onde a comunidade escolar e parceiros buscam conscientizar os proprietários rurais, de modo a permitir um trabalho de recuperação dos olhos d’água degradados nas propriedades.

Foram realizadas reuniões com equipe e parceiros, palestras na escola e visitas de campo, além da escolha da primeira nascente a ser recuperada em uma propriedade. O apoio do diretor da unidade escolar, Helder Held, contribui diretamente para o que a iniciativa continue a caminhar.

O gestor coloca sempre em pauta projetos que proporcionem o ensino tradicional atrelado a novas formas de conhecimento de mundo, em especial, a educação ambiental. “Somos uma escola muito próxima do Rio Tietê. Temos 19 nascentes e todas acabam no curso d’água. As crianças vão acompanhando as nascentes durante a sua passagem na escola. No ano passado, adotamos a nascente do Pirão”, salienta o diretor, Helder Held.