Alunos da rede pública podem receber bônus no vestibular da USP

Inscrições para a prova do PASUSP vão até 15 de setembro

seg, 17/08/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

Os alunos de escolas públicas que quiserem participar da prova do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de São Paulo (PASUSP), que concede bônus de até 3% sobre a pontuação da primeira e segunda fases do vestibular da USP, poderão se inscrever a partir desta segunda-feira, 17. 

A novidade desta segunda edição do PASUSP é que, além das escolas estaduais, os alunos que cursam o terceiro ano do ensino médio em escolas municipais também poderão participar do programa. 

O PASUSP é uma das ações do Programa de Inclusão Social (INCLUSP) e consiste em uma prova com 50 testes de múltipla escolha, abrangendo disciplinas do ensino médio (português, matemática, química, física, biologia, história e geografia). Conforme o número de acertos na prova, o aluno poderá receber bônus de até 3% no vestibular Fuveste 2010. 

O exame, com duração de quatro horas, será aplicado no dia 25 de outubro (domingo), às 13 horas, em 44 cidades do Estado (interior e Grande São Paulo) e em 20 bairros da cidade de São Paulo. A participação do aluno no PASUSP é opcional. 

As inscrições poderão ser feitas gratuitamente por meio do site da FUVEST (www.fuvest.br).

O que é INCLUSP 

O Programa de Inclusão Social da USP (INCLUSP), criado em 2006, reúne uma série de iniciativas para ampliar o acesso e a permanência do estudante da escola pública na Universidade, com ações antes, durante e após o vestibular.

O aluno que fez todo o ensino médio em escola pública pode solicitar isenção da taxa do vestibular (as inscrições e orientações para solicitar a isenção vão até o dia 10 de agosto, no site da Fuvest); somar até 12% de bônus na nota da primeira e segunda fases (3% por ter realizado integralmente o ensino médio em escola pública, até 6% dependendo de seu desempenho no Enem e 3% dependendo de seu desempenho no PASUSP); e, após o ingresso, contar com bolsas de apoio e incentivo da Universidade para auxiliar sua permanência durante os estudos. 

Em 2009, o INCLUSP atingiu o nível histórico de 30,1% de alunos do ensino médio público que ingressaram nos cursos de graduação da Universidade. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.usp.br/inclusp.

Da USP