Alunos da rede pública em Franca aprendem música erudita

Além de teoria musical, alunos têm aula prática de violino, trompete e flauta transversal, entre outros instrumentos

dom, 18/10/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

Há cerca de um mês os alunos da Escola Estadual Sudário Ferreira, em Franca, estão mergulhados no universo musical de Bach, Beethoven, Mozart, Vivaldi, Hydn e Handel. A música erudita entrou no cotidiano dos estudantes em aulas teóricas e práticas oferecidas por músicos fundadores da Orquestra Sinfônica de Franca (OSF), em parceria com a escola. O objetivo é democratizar e divulgar esse estilo musical para crianças e adolescentes, enriquecendo a formação e oferecendo oportunidade para aqueles que desejam seguir a carreira. 

“Nossa proposta é formar uma orquestra sinfônica dentro da escola e depois divulgar o projeto durante apresentações em outras escolas”, explica o músico Ricardo Barbosa Dias, um dos mentores do projeto e um dos fundadores da OSF. 

Atualmente, estão envolvidos oito professores/músicos e 25 alunos. As aulas acontecem uma vez por semana, fora do período normal de aula, e duram cerca de uma hora. Além de teoria musical, os alunos têm aula prática de violino, viola, violoncelo, trompete, trombone, flauta transversal, saxofone e clarinete. Segundo Barbosa, outros instrumentos serão oferecidos gradativamente, conforme a disponibilidade. 

A expectativa do músico é que em um ano o projeto forme e prepare a orquestra sinfônica da escola para apresentações. “Quando iniciamos o projeto, não esperávamos tantos alunos interessados. Foi uma surpresa. Alguns alunos já têm iniciação musical por causa da fanfarra da escola, o que facilitou bastante. Já temos formado, por exemplo, um quarteto de cordas, que poderá se apresentar dentro de três meses”, comenta. 

A Escola Estadual Sudário Ferreira foi escolhida para o projeto por estar localizada em uma região carente, no bairro Vicente Leporace. A ideia é usar a música como agente transformador da realidade social. “Também acreditamos no valor terapêutico da música, como equilibrador da personalidade, que poderá influir positivamente no cotidiano da escola e do entorno”, declarou a professora Ivani Lourdes Marchesi de Oliveira, dirigente da Diretoria de Ensino de Franca. 

Da Secretaria da Educação