Alunos da rede estadual vão participar de concurso de redação

O concurso é promovido pelo Senado Federal; autor da melhor redação ganhará um computador

sex, 17/07/2009 - 15h30 | Do Portal do Governo

Os 855 mil alunos da rede estadual de ensino médio vão participar do II Concurso de Redação promovido pelo Senado Federal. O tema da redação é “Muito prazer, sou cidadão de uma república chamada Brasil” e foi escolhido para comemorar os 120 anos da Proclamação da República.

Todos os alunos dos dois últimos anos do ensino médio das escolas públicas poderão participar do concurso. Para isso, o Senado Federal já encaminhou kits contendo materiais de divulgação, regulamentos, folhas de redação, fichas de inscrições e envelopes para as 1.054 escolas que oferecem o ensino médio em São Paulo.

Até dia 29 de setembro, as escolas deverão encaminhar a redação escolhida para a Secretaria de Educação. Os resultados serão divulgados no dia 13 de novembro. O vencedor irá para Brasília no dia 19 do mesmo mês para participar do Dia da Bandeira no Palácio do Congresso Nacional e apresentar sua redação. Além disso, ele ganhará um computador e um certificado de vencedor. A escola em que ele estuda, receberá quatro computadores para uso comum.

O projeto pretende estimular os alunos a refletir sobre a organização política no Brasil e debater sobre a responsabilidade de cada indivíduo no exercício da cidadania em suas múltiplas formas. “Esta é uma iniciativa para os estudantes aprenderem de forma divertida e estimulante sobre a história do Brasil”, afirma o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

Da Secretaria da Educação