Alunos da rede estadual terão merenda self-service

Educação instalará novos tipos de balcões até o fim de 2009

ter, 02/09/2008 - 13h10 | Do Portal do Governo

Cerca de 1,5 milhão de estudantes da rede estadual de Educação terão novidades na merenda escolar. A partir deste mês de setembro a Secretaria de Estado da Educação inicia processo de mudança nos balcões de merenda em cerca de 3 mil escolas. É o projeto Sirva-se.

Até o fim de 2009 todas escolas estaduais de Ensino Fundamental terão novos balcões, modificados especificamente para atender crianças. O projeto da Secretaria, que teve fase inicial em 2004, pretende modificar a relação das crianças com a alimentação. Os balcões terão regulagem de altura e abas laterais maiores que as tradicionais.

Com isso, os estudantes poderão observar a comida e, assim, aprender sobre boa alimentação. A idéia é que as crianças passem a se servir, trocando de “tarefa” com as merendeiras e aprendendo sobre direito de escolha, noção de quantidade e qualidade, além de praticar respeito e cidadania.”As crianças não conseguem ver a comida com os balcões tradicionais.

Nos novos modelos, as abas laterais mais largas servem para os alunos apoiarem os pratos. São crianças e precisam aprender sobre boa alimentação. Muitas vezes há desperdício de comida porque a merendeira não sabe o gosto do aluno, se prefere o feijão por cima ou por baixo do arroz”, afirma Orlando Gerola, diretor do Departamento de Suprimento Escolar (DSE) da Secretaria.

Os novos balcões, idealizados por técnicos da Secretaria e adquiridos pelo sistema de pregão, ainda propiciam economia ao Estado, pois custam cerca de R$ 2.400 (cada). Os modelos tradicionais custam cerca de R$ 4.000. Os novos têm quatro cubas para armazenar os alimentos e expectativa de duração de 10 anos, com material reforçado. Para se servir os alunos sempre serão acompanhados de profissional da escola.

A Secretaria distribui cerca de 1 milhão de refeições por dia nas escolas estaduais, ou seja, 200 milhões por ano (200 dias letivos por ano). O cronograma da Secretaria aponta que até o fim deste ano 307 escolas receberão os novos balcões. O restante será entregue em 2009. O projeto teve início em 2004 e agora entra nesta nova fase.

Da Secretaria da Educação