Alunos da rede estadual terão desconto na inscrição para o vestibular da Unesp

Parceria entre Educação e Vunesp deve beneficiar 385 mil estudantes do ensino público

qua, 20/08/2008 - 8h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação e a Vunesp (Fundação para o Vestibular da Unesp) fecharam parceria para beneficiar cerca de 385 mil estudantes da rede estadual de ensino. A partir deste ano, os alunos do 3º ano do ensino médio terão desconto de 76% na inscrição para o vestibular da Unesp.

Com taxa definida em R$ 105, o vestibular da Unesp passará a custar R$ 25 para os estudantes do Estado. Além dos que cursam o ensino regular, os participantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também poderão ter o desconto. As inscrições para o vestibular da Unesp ocorrem entre 22 de setembro e 10 de outubro.

O objetivo da parceria é ampliar a participação de alunos oriundos da rede estadual no processo seletivo da Unesp, iniciativa relacionada ao Programa para a Inclusão dos Melhores Alunos da Escola Pública na Universidade.

O acordo garante também que os 12 alunos da rede estadual mais bem colocados no vestibular recebam bolsas no valor de um salário mínimo mensal, durante todo o curso. Até hoje Vunesp e secretaria mantinham parceria para desconto na inscrição, mas destinada apenas aos dois melhores de cada classe nas escolas estaduais. Agora o programa fica disponível para todos os alunos do terceiro ano.

Parceria USP – A Secretaria da Educação e a Universidade de São Paulo (USP) estão com inscrições abertas até sexta-feira, 22, para estudantes de escolas estaduais interessados em participar do Programa Avaliação Seriada (Pasusp). Interessados podem se inscrever diretamente em suas instituições de ensino. A avaliação será aplicada no dia 19 de outubro pela Fuvest, em escolas estaduais de cinco regiões da capital e 44 cidades do Estado. O resultado pode ser revertido em bônus adicional de até 3% nas notas da primeira e da segunda fase do vestibular da Fuvest.

Direcionada aos estudantes do terceiro ano do ensino médio que tenham cursado o 1º e o 2º anos em escolas estaduais, a prova será baseada nas propostas curriculares da secretaria. Terá 50 questões objetivas de múltipla escolha.

As notas no Pasusp valerão para os vestibulares Fuvest 2009 e 2010. Além da possibilidade de 3% de bônus adicional pelo programa de avaliação, o estudante poderá conseguir até 12% de acréscimo em sua pontuação da primeira e segunda fases do vestibular por meio de outras alternativas, determinadas pela USP. Uma delas é o Bônus Universal, pelo qual o aluno que cursou integralmente o ensino médio em escolas publicas públicas tem direito a bônus de 3% sobre a nota do vestibular. Há ainda o Bônus Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que garante até 9% a mais na nota obtida ao estudante de escola pública com bom desempenho no Enem.

Da Secretaria da Educação

(M.C.)