Alunos da rede estadual se destacam no concurso cultural Jorge Amado

Dezenove estudantes de seis escolas estaduais foram classificados para a final do concurso, que visa resgatar a obra do renomado escritor baiano

seg, 24/05/2010 - 17h30 | Do Portal do Governo

Os estudantes da rede estadual de ensino classificados para a final do Concurso Cultural Jorge Amado, promovido pela editora Companhia das Letras, conseguiram uma boa colocação, representando bem o Estado. Dos 18 estudantes, que disputavam os prêmios nas categorias imagem, audiovisual e texto, 14 conquistaram o segundo lugar, um ficou em terceiro, dois ficaram em quarto lugar e outro obteve a quinta colocação. Além disso, uma aluna recebeu menção honrosa na categoria imagem. “É com orgulho que damos esta notícia, pois reflete o talento dos nossos alunos e, principalmente, a qualidade da educação na rede estadual paulista”, afirma o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

O concurso, promovido em seis Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Distrito Federal e Espírito Santo), tem como objetivo resgatar a obra de Jorge Amado, um dos mais importantes mestres da cultura brasileira. No Estado de São Paulo, ao todo, foram inscritos 433 trabalhos nas categorias audiovisual, imagem e texto. A editora recebeu 170 trabalhos para a categoria texto, 177 em imagem e 83 para audiovisual. Em número de trabalhos, foi o maior concurso, comparado às edições realizadas nos demais Estados. No total, 15 finalistas (cinco por categoria) concorreram ao prêmio. Houve ainda seis menções honrosas (duas por categoria).

Segundo a organização do concurso, o Estado de São Paulo foi o estado com escolas públicas classificadas entre os finalistas. “Os curadores contratados para a seleção dos finalistas ressaltaram a alta qualidade dos trabalhos recebidos nesse Estado”, afirma Rafaela Deiab, uma das responsáveis pela promoção do concurso na editora Companhia das Letras.

Na categoria audiovisual, com o trabalho “As Mil Faces da Bahia”, conquistaram o segundo lugar os alunos Thais Vieira da Silva, Kevin Thiago dos Santos, Gabriel Lima de Souza, Paulo Gabriel Brito da Silva, Eric dos Santos, William Santos Rodrigues, Samantha Pires Barbosa, Pablo Henrique Bezerra Rosa, Guilherme Fernando dos Santos Silva, Evandro Marcos Azarias, Lucas Gonçalves Chaves, Roger Ramos Reis e Stefani Santos Siqueira, estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Professor João Gonçalves Barbosa, localizada em Caçapava.

Também na categoria audiovisual, Adriana de Freitas Silva e Paola de Freitas Morato Carvalho, alunas do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Barão Homem de Mello, localizada em Santana (zona norte da capital), ficaram em quarto lugar com o vídeo intitulado “Jornal Literário”.

Na categoria imagem, Willian Matheus Feliciano, 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Benedito Gebara, localizada em Duartina, conquistou o segundo lugar com o desenho “Dona Flor”. O terceiro lugar foi conquistado por Carlos Thadeu Carvalho de Oliveira, 13 anos, aluno da 8ª série da Escola Estadual Tereza Delta, em São Bernardo do Campo.

Ainda na categoria imagem, com o trabalho “Mar Morto, Mas, Vivo na Memória”, recebeu menção honrosa a estudante Andreza Cristina de Maria, do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Gustavo Fernando Kuhlmann, em Bebedouro.

Com o trabalho “Jorge Amado Atemporal”, Luiza Marina Cavalcante Santana Ferreira dos Santos, 13 anos, estudante da 8ª série na Escola Estadual Professora Carmosina Monteiro Vianna, ficou com a quinta colocação na categoria texto.

Premiação

A premiação do concurso foi realizada no último sábado , 15, no Grande Auditório do Masp. Os primeiros colocados em cada categoria receberam R$  1.400 e 10 livros de Jorge Amado. Os segundos colocados ganharam R$ 600 e 10 livros de Jorge Amado. Os estudantes que ficaram com o terceiro lugar receberam uma assinatura de um ano da revista Piauí e kit Jorge Amado (composto de três livros, um documentário de João Moreira Salles sobre Jorge Amado, um CD “Jorge Amado”, da Biscoito Fino, e ingressos de cinema para o filme “Quincas Berro D’água”).

Os professores-orientadores que conquistaram o primeiro lugar em cada categoria receberam um troféu, um kit Jorge Amado e uma assinatura da revista Piauí válida por um ano.

As instituições de ensino que conseguiram as melhores classificações receberão um troféu, um kit Jorge Amado e um vale-livro de 20 títulos variados da editora Companhia das Letras.

Mais informações podem ser obtidas no site www.jorgeamado.com.br.

Da Secretaria da Educação