Alunos da rede estadual se destacam em robótica no mundo

A escola Waldemar Salgado é a 90ª no ranking em competição mundial

qua, 13/05/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

Os alunos da escola estadual Waldemar Salgado, da cidade de Santa Branca (Vale do Paraíba), estão entre as cem melhores equipes de robótica do mundo. Os estudantes conquistaram a 90ª posição na etapa final do Vex Robotic Competition que ocorreu em Dalas, no Texas, em abril. A competição reúne cerca de 300 equipes de alunos de todo o mundo que apresentam projetos inovadores em robótica.

Os estudantes da escola estadual foram os únicos participantes de escola pública, todas as demais equipes eram formadas por alunos de cursos técnicos de escolas particulares de países como China, Canadá, EUA, Coréia e Índia.

Os alunos paulistas participaram da competição internacional na categoria “programação”. Em uma das provas, o robô montado pelos alunos teve de cumprir movimentos específicos e a equipe também teve de controlar e comandar o robô por uma espécie de controle remoto.

“Ficar entre os cem melhores do mundo é um orgulho para a educação pública de São Paulo e um grande incentivo à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias”, afirma Paulo Renato Souza, secretário de Estado da Educação.

Secretaria de Estado da Educação