Alunos da rede estadual representam São Paulo nas Paraolimpíadas Escolares

Além dos 61 estudantes da rede estadual paulista, mais de 1.500 pessoas de todo o Brasil participam de disputas em dez modalidades

qua, 08/09/2010 - 10h54 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo está sendo representado por alunos de 54 escolas estaduais nas Paraolimpíadas Escolares, maior evento esportivo do País para integração de jovens com deficiência. Além de promover o intercâmbio dos participantes, ampliando as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis, o evento favorece o surgimento de novos talentos representativos do esporte paraolímpico: muitos alunos estarão em idade de disputar as Paraolimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Todos os participantes têm entre 12 e 19 anos.

Desde domingo, 6, e até este sábado, 11, em diversos locais da Capital, os 129 alunos do Estado (estudantes de escolas estaduais, municipais e particulares) juntam-se aos 1.100 jovens de todo o Brasil para disputar provas em dez modalidades: tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado, atletismo, natação, futebol para cegos, futebol para paralisados cerebrais, judô, goalball, bocha e tênis de mesa.

A equipe paulista participará em nove modalidades com um total de 129 atletas, 61 deles estudantes da rede pública estadual. Além deles, cerca de 60 técnicos, dirigentes e organizadores também estarão presentes. Os alunos foram selecionados entre 304 pré-inscritos de 182 escolas de ensino fundamental e médio de 54 cidades do Estado e pelas Secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Esporte, Lazer e Turismo e da Educação.

Serão representados os municípios de: Alambari, Aparecida, Araraquara, Barueri, Biritiba Mirim, Bragança Paulista, Carapicuiba, Catanduva, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Guarujá, Guarulhos, Iguape, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Itu, Jacareí, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Mairinque, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Monte Azul Paulista, Motuca, Piracicaba, Poá, Praia Grande, Ribeirão Preto, Rio Claro, Salto, Santos, São José dos Campos, São Paulo, São Roque e Suzano.

A delegação paulista foi a campeã do evento em 2009, com 97 atletas competindo em seis modalidades. No total, o Estado levou 36 escolas estaduais, 7 municipais e 18 particulares ao evento.

Ao todo, entre alunos das redes estadual, municipal e particular, técnicos e dirigentes de 22 estados mais o Distrito Federal, cerca de 1.500 pessoas estão participando das Paraolimpíadas Escolares em São Paulo: número 56% superior ao registrado na edição anterior, realizada em Brasília. Pela primeira vez os estados de Goiás e Rio Grande do Sul também enviarão representantes.

Esta é a primeira vez que as Paraolimpíadas Escolares são realizadas em São Paulo e as modalidades disputadas estão divididas por locais de competição: sete delas serão realizadas no Clube Espéria, duas no Anhembi e uma no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa da Prefeitura do Município. Os atletas são atendidos por serviço de transporte gratuito do Programa Atende, da Secretaria Municipal de Transportes, e contam com diversas atividades de lazer.

Da Secretaria da Educação