Alunos da rede estadual recebem orientação sobre hanseníase

Secretarias da Educação e da Saúde pretendem diminuir preconceito e alertar contra doença

qui, 12/03/2009 - 16h06 | Do Portal do Governo

O governo do Estado inicia nesta sexta-feira, 13, uma campanha sobre hanseníase com os 5 milhões de estudantes da rede estadual. O objetivo é alertar crianças e adolescentes sobre os sintomas da doença e reduzir sensivelmente o preconceito contra a doença.

As Secretarias da Educação e da Saúde capacitaram 600 professores coordenadores de oficinas pedagógicas, que são os responsáveis por repassar conhecimento às escolas. Os responsáveis pelo programa Escola da Família, que abre as unidades aos finais de semana para receber a comunidade local, também serão orientados e participarão do projeto. Todas as cerca de 5.300 escolas estaduais receberão cartazes e folhetos para orientação aos alunos.

“Queremos que os alunos aprendam sobre a doença e repassem o conhecimento aos pais. Temos de desmistificar preconceitos sobre hanseníase”, afirma a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

No site do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (www.cve.saude.sp.gov.br), órgão da Saúde estadual, haverá uma apresentação para ser consultada pelas escolas. “O material aborda de forma didática, explicando formas de contágio, prevenção e tratamento, permitindo que os estudantes recebam as informações e as repassem adiante”, declarou o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Casos em queda

O número de casos de hanseníase vem caindo anualmente em São Paulo. Balanço da Secretaria de Estado da Saúde mostra que em 2008 foram detectados 1.976 casos novos, 68 diagnósticos a menos que no ano anterior. Se comparados os casos registrados nos anos de 2003 (2.819 casos) e 2008, foram 843 casos a menos, queda de 30%.

Saiba mais

O que é: doença provocada pelo bacilo de Hansen, atacando nervos e pele

Como pega: via respiratória e convívio prolongado

Como não pega: relações sexuais, usar mesmo banheiro, beijo, abraço, aperto de mão, uso de utensílios domésticos, contato com roupas, em piscina, em banco de ônibus, por sangue, por leite materno, por hereditariedade, entre outros

Sinais e sintomas: manchas esbranquiçadas e avermelhadas na pele e redução de sensibilidade ao calor, à dor e ao toque no local das manchas

Da Secretaria da Educação