Alunos da rede estadual passam por recuperação intensiva de fim de ano

Medida passa a valer neste último mês de aulas, para alunos da 1ª série do Ensino Fundamental

sáb, 22/11/2008 - 15h20 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Educação implanta a partir desta semana um novo projeto de recuperação de aprendizagem. Destinado a alfabetizar estudantes de 1ª série do Ensino Fundamental, o reforço será aplicado em todo o Estado, até o fim do ano letivo.

Serão cerca de 30 dias de recuperação específica em alfabetização. Todas as escolas estaduais aplicarão o novo sistema, desde que tenham estudantes ainda não alfabetizados, ou seja, haja necessidade de utilização deste projeto. Os alunos, geralmente com 7 anos de idade, passarão a ser atendidos pelos melhores alfabetizadores da escola, professores que já têm experiência com este tipo de função.

“Vamos concentrar esforços neste fim de ano para alfabetizar os alunos já na série inicial do Fundamental. É importante que a base da educação seja dada corretamente já aos sete anos”, afirma a secretária estadual de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Em 2007 a Secretaria lançou o programa Ler e Escrever na capital, que, entre medidas de apoio pedagógico, disponibiliza um professor auxiliar em sala de aula. Materiais didáticos específicos são distribuídos a alunos. Novas recuperações passam a fazer parte do dia-a-dia escolar. Em 2008 o programa chegou à Grande São Paulo. Em 2009 irá para o interior e litoral do Estado.

De acordo com o último Saresp (realizado em 2007), o Estado tem apenas 12% dos alunos em 2ª série do Fundamental sem alfabetização, um dos melhores resultados do Brasil.

Da Secretaria da Educação

(I.P.)