Alunos da rede estadual participam de projeto de iniciação cientifica na Unicamp

Foram selecionados 175 estudantes das cidades de Campinas, Piracicaba e Limeira

qua, 19/05/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Um total de 175 alunos da rede estadual das cidades de Campinas, Piracicaba e Limeira foram selecionados para o Projeto de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os estudantes terão a oportunidade de vivenciar o ambiente acadêmico, participando de pesquisas orientadas por professores da instituição de ensino. O objetivo é despertar jovens talentos provenientes de escolas públicas para as áreas de pesquisa científica, envolvendo o aluno com os desafios atuais da ciência e com a metodologia do trabalho científico.

A solenidade de abertura do PIC Jr foi realizada na segunda-feira, 17, no Centro de Convenções da Unicamp. Os estudantes foram selecionados dentre 555 estudantes do Ensino Médio, de 82 escolas inscritas, localizadas nos três municípios. A seleção levou em consideração o histórico escolar e uma redação escrita pelo aluno, sobre o tema: “Os impactos da Ciência e da Tecnologia na sociedade contemporânea”.

No total, são 84 projetos de pesquisa, nas áreas de Biomédicas (Medicina e Biologia), Exatas (Física e Química), Humanas (Artes, Filosofia, Ciências Sociais, História, Economia, Lingüística, Literatura e Educação) e Tecnologia (Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Arquitetura). Cada projeto terá a participação de um a três alunos.

O programa tem duração de 12 meses, com possibilidade de renovação. Durante o desenvolvimento do projeto, o estudante deverá comprovar mensalmente a frequência e rendimento escolar satisfatórios. Os alunos também receberão bolsa no valor de R$ 100,00 mensais, conforme quota prevista no Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de alguns benefícios concedidos pela Unicamp, como refeição, ônibus fretado, atendimento médico e odontológico e seguro de acidentes pessoais.

Da Secretaria da Educação