Alunos da rede estadual optam por quadrinhos, contos e poemas em pesquisa

Levantamento da Secretaria da Educação do Estado foi feito com 1 milhão de estudantes; em 2013 foram distribuídos em média 20 livros por minuto

sex, 03/01/2014 - 16h50 | Do Portal do Governo

Pesquisa inédita da Secretaria da Educação do Estado mostra que as histórias em quadrinhos, os contos e os poemas são os estilos literários preferidos entre os estudantes pesquisados.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

A pergunta “que tipo de livro você gosta de ler?” era de múltipla escolha e poderia receber mais de uma resposta. A pesquisa revelou que os quadrinhos é o estilo preferido de 45% dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Já os gêneros “contos, mitos e lendas” foram escolhidos por 36,9%, seguido por “poemas” (31%). Os “romances de amor” são os favoritos de 29,2%, “romances de aventura” de 24,8% e “crônicas” foram escolhidos por 18,5%. Os livros sobre História do Brasil ou do mundo foram lembrados por 12,6% dos estudantes.

Com base em um questionário aplicado a 1 milhão de estudantes do 3º, 5º, 7º, 9º anos do Ensino Fundamental, além da 3ª série do Ensino Médio, o levantamento teve os dados tabulados pela Coordenadoria de Informação e Monitoramento e Avaliação (CIMA), órgão da Secretaria.

Para incentivar ainda mais o hábito de ler entre as crianças e jovens da rede, a Secretaria possui um programa para que os jovens montem suas bibliotecas particulares em casa. São distribuídos para cada um dos cerca de 3,5 milhões de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio, kits compostos por três livros.

Ao levar os títulos para casa, a proposta é que o gosto pela leitura seja estendido para os familiares. Ao longo de 2013, foram entregues 10,6 milhões livros – uma média de 20 títulos de gêneros diferentes distribuídos por minuto e que podem ser utilizados agora no período das férias.

Do Portal do Governo do Estado