Alunos da rede estadual levam 28 projetos à MOP

Mostra Paulista de Ciências e Engenharia reúne trabalhos criados por estudantes como semáforo sustentável e bengala com GPS

qua, 04/12/2013 - 18h43 | Do Portal do Governo

Teve início nesta quarta-feira, 04, e vai até a sexta, 06, a MOP (Mostra Paulista de Ciências e Engenharia). Na feira estão 28 projetos desenvolvidos por alunos da rede estadual de ensino. Entre eles, o semáforo sustentável, a bengala com GPS e o repelente orgânico contra os insetos. Os projetos serão avaliados por um júri técnico.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O Sinal Verde, por exemplo, foi criado por alunos da Escola Estadual Ilza Irma Moeller Coppio, em São José dos Campos, e também representará o Brasil na feira de Nova York que acontece em janeiro. Nele os estudantes desenvolveram uma lombada geradora de energia.

O sistema foi projetado durante as aulas de iniciação científica oferecidas nas Escolas de Tempo Integral e tem o objetivo de manter os semáforos ligados de modo sustentável e sem interrupções, em caso de falta de energia.

Já a bengala com GPS, outro projeto, foi idealizada para a melhor locomoção dos deficientes visuais, o projeto de gerenciamento do transporte público via wireless, um repelente ecologicamente correto, projetos de reuso da água, entre outras inovações criadas pelos alunos da rede estadual. O intuito da feira é incentivar o espírito investigativo, o empreendedorismo e a criatividade de estudantes.

SERVIÇO:
Mostra Paulista de Ciências e Engenharia – MOP
Local: CATAVENTO Cultural e Educacional Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Centro – São Paulo
Data: 4, 5 e 6 de dezembro, das 9h às 16h

Do Portal do Governo do Estado