Alunos da rede estadual iniciam pesquisa científica na USP nesta segunda

380 estudantes da rede foram selecionados para iniciar atividades com professores da universidade

sáb, 04/10/2008 - 10h01 | Do Portal do Governo

Trezentos e oitenta estudantes de 1º e 2º ano do Ensino Médio começam nesta segunda-feira, 6 de outubro, a participar do programa de Pré-Iniciação Científica, parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a USP. Com o auxílio de professores da Universidade e da rede estadual de ensino, os estudantes desenvolverão projeto de pesquisa em uma das mais conceituadas universidades do mundo.

Os alunos selecionados serão contemplados com uma bolsa de estudos no valor de R$ 150 mensais durante um ano e atuarão em 160 projetos de pesquisa de 35 unidades da universidade em São Paulo, Lorena, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. Eles trabalharão durante 8 horas semanais sob supervisão de 266 pesquisadores da USP e de 63 professores de suas escolas de origem. Os docentes também receberão uma bolsa no valor de R$ 150 mensais para a realização das atividades.

Em 29 de setembro os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da USP, bem como os locais em que desenvolverão o projeto de pesquisa.

A seleção dos alunos foi realizada pela Secretaria e teve como critério o desempenho escolar. A USP colocará à disposição dos estudantes seus institutos de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática.

“Ter a oportunidade de conviver em ambiente intelectual tão enriquecedor prematuramente é única. Possibilita a abertura de um ramo do conhecimento completamente desconhecido para alunos de Ensino Médio, que poderão aprimorar, inclusive, áreas essenciais da sua formação”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Da Secretaria da Educação

(C.C.)