Alunos da rede estadual farão exames oftalmológicos

Programa Visão do Futuro capacitará professores detectar problemas visuais em cerca de 130 mil alunos da primeira série

qua, 29/04/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação fechou uma parceria com o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural e Social do Estado de São Paulo para implantar nas escolas da rede o Visão do Futuro. O Projeto foi lançado hoje, 28, no Palácio dos Bandeirantes.

O projeto treinará os professores da rede estadual para que possam identificar a existência de problemas visuais nos estudantes e oferecer assistência e orientação para aqueles que apresentem necessidade.  Participam do Visão de Futuro alunos matriculados no primeiro ano do ensino fundamental.

“O que achei interessante neste programa é o treinamento dos professores e das professoras na identificação do problema. Esta é a chave. É a parte mais difícil e a parte mais importante e decisiva do projeto”, disse o governador José Serra.

Cerca de 130 mil crianças entre 6 e 8 anos passarão por exames. Os alunos que apresentarem alguma alteração na visão serão novamente examinados por especialistas que poderão indicar o uso de óculos, que serão doados pela Associação das Consulesas.

Às unidades escolares também caberá a tarefa de reforçar junto à comunidade a importância de comparecer às consultas e do uso dos óculos no processo de aprendizagem, trabalho que terá o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.  Além do diagnóstico e suporte aos alunos com problemas de visão, o programa, a partir dos resultados obtidos, fará um estudo sobre a saúde visual das crianças. Os primeiros exames começam nesta quarta-feira, 29, e no dia 16 de maio será o primeiro mutirão para o segundo exame.

O Visão do Futuro também conta com o apoio da Santa Casa de Misericórdia, Universidade Federal de São Paulo, Secretarias Municipais de Educação e Saúde, Secretaria Estadual da Saúde e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.