Alunos da rede estadual estão entre os finalistas do concurso cultural Jorge Amado

Dezenove estudantes da rede estaduais se destacam no concurso, que visa resgatar obra do escritor baiano

sáb, 15/05/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

Serão conhecidos neste sábado, 15, os vencedores do Concurso Cultural Jorge Amado, promovido pela editora Companhia das Letras. Entre os classificados estão 19 alunos de seis escolas da rede de ensino estadual. A premiação será realizada no Grande Auditório do Museu de Arts de São Paulo. “É com orgulho que damos esta notícia, pois reflete o talento dos nossos alunos e, principalmente, a qualidade da educação na rede estadual paulista”, afirma o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

O concurso, promovido em seis Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Distrito Federal e Espírito Santo), tem como objetivo resgatar a obra de Jorge Amado, um dos mais importantes mestres da cultura brasileira. No Estado de São Paulo, foram inscritos 433 trabalhos nas três categorias (audiovisual, imagem e texto). A editora recebeu 170 trabalhos da categoria texto, 177 de imagem e 83 de audiovisual. Em número de trabalhos, foi o maior concurso, comparado às edições realizadas nos demais Estados. No total, 15 finalistas (cinco por categoria) concorrem ao prêmio. Haverá ainda seis menções honrosas (duas por categoria).

Segundo a organização do concurso, o Estado de São Paulo é o que mais possui tantas escolas públicas entre os finalistas. “Os curadores contratados para a seleção dos finalistas ressaltaram a alta qualidade dos trabalhos recebidos nesse Estado”, afirma Rafaela Deiab, uma das responsáveis pela promoção do concurso na editora Companhia das Letras.

Na categoria audiovisual concorrem ao prêmio, com o trabalho “As Mil Faces da Bahia”, Thais Vieira da Silva, Kevin Thiago dos Santos, Gabriel Lima de Souza, Paulo Gabriel Brito da Silva, Eric dos Santos, William Santos Rodrigues, Samantha Pires Barbosa, Pablo Henrique Bezerra Rosa, Guilherme Fernando dos Santos Silva, Evandro Marcos Azarias, Lucas Gonçalves Chaves, Roger Ramos Reis e Stefani Santos Siqueira, alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor João Gonçalves Barbosa, localizada em Caçapava.

Com o vídeo intitulado “Jornal Literário”, também disputam a premiação na categoria audiovisual Adriana de Freitas Silva e Paola de Fretitas Morato Carvalho, alunas do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Barão Homem de Mello, localizada em Santana (zona norte da capital).

Na categoria imagem, concorrem ao prêmio os estudantes Carlos Thadeu Carvalho de Oliveira, 13 anos, aluno da 8ª série da Escola Estadual Tereza Delta, em São Bernardo do Campo; e Willian Matheus Feliciano, 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Benedito Gebara, localizada em Duartina, na região de Bauru.

Com o trabalho “Jorge Amado Atemporal”, Luiza Marina Cavalcante Santana Ferreira dos Santos, 13 anos, estudante da 8ª série na Escola Estadual Professora Carmosina Monteiro Vianna, concorre na categoria texto.

Ainda receberá menção honrosa na categoria imagem, com o trabalho “Mar Morto, Mas, Vivo na Memória”, a estudante Andreza Cristina de Maria, do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Gustavo Fernando Kuhlmann, em Bebedouro.

Premiação

A premiação para cada categoria se dará da seguinte maneira:

Primeiro lugar: R$ 1.400 e 10 livros de Jorge Amado
Segundo lugar: R$ 600 e 10 livros de Jorge Amado
Terceiro lugar: assinatura de um ano da revista Piauí e kit Jorge Amado (composto de três livros, um documentário de João Moreira Salles sobre Jorge Amado, um CD “Jorge Amado”, da Biscoito Fino e ingressos de cinema para o filme “Quincas Berro D’água”).

Os professores-orientadores que conquistarem o primeiro lugar em cada categoria receberão um troféu, um kit Jorge Amado e uma assinatura da revista Piauí válida por um ano.

As instituições de ensino que conseguirem as melhores classificações receberão um troféu, um kit Jorge Amado e um vale-livro de 20 títulos variados da editora Companhia das Letras.

Mais informações podem ser obtidas no site www.jorgeamado.com.br.

Da Secretaria da Educação