Alunos da rede estadual de Patrocínio Paulista escrevem livros de memórias da cidade

Mais de 100 depoimentos coletados resultaram em quatro livros

sáb, 22/03/2014 - 10h44 | Do Portal do Governo

Em Patrocínio Paulista, alunos da única escola estadual da cidade deram um presente ao município de 12 mil habitantes: quatro livros com levantamento de histórias dos moradores da cidade. “Memórias Literárias: se bem me lembro… Um resgate literário da comunidade de Patrocínio Paulista” reúne mais de 100 depoimentos.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

Para a execução do trabalho, os alunos envolvidos receberam orientações e participaram de oficinas antes de saírem com o gravador pelas ruas. Com os textos finalizados, os estudantes iniciaram o processo de ilustração das histórias. O levantamento foi feito por estudantes do 8º ano da Escola Estadual Jorge Faleiros e durou dois anos.

A professora de língua portuguesa Andreia Cristina Silva Magalhães desenvolveu o trabalho juntamente com os alunos e comentou que a experiência de ouvir histórias mais antigas deu aos estudantes uma maior reflexão sobre as facilidades que eles encontram atualmente.

A 1ª edição dos quatro livros feitos pelos alunos da escola contou com 260 exemplares. Devido a grande procura da comunidade, a meta dos envolvidos no projeto de memórias literárias é publicar, em breve, a 2ª edição.

Do Portal do Governo do Estado