Alunos da rede estadual acompanham Governo em visita ao Novo Museu do Ipiranga

Estudantes se anteciparam à inauguração e já conheceram o museu restaurado e ampliado

seg, 29/08/2022 - 12h30 | Do Portal do Governo

O governador Rodrigo Garcia realizou uma visita técnica nesta segunda-feira (29) ao Novo Museu do Ipiranga acompanhado por alunos da rede estadual de ensino. Os estudantes das Escolas Estaduais Prof. Octacilio de Carvalho Lopes, Dep. Manoel de Nóbrega e Professora Maria Ferraz de Campos, todas na zona leste de São Paulo, aproveitaram a ocasião para conhecer o museu restaurado e ampliado, antes mesmo da sua reabertura à população, que ocorrerá no dia 8 de setembro.

“Estou aqui acompanhado por alunos da rede estadual, que estão maravilhados olhando pela primeira vez aquilo que eles estudaram nos seus livros”, disse Rodrigo Garcia.

Há nove anos fechado para reformas, o Museu do Ipiranga voltou a funcionar no ano histórico do Bicentenário da Independência. Poder comemorar a data com um museu restaurado foi motivo de comemoração entre os estudantes presentes.

Para Nicollas Oliveira dos Santos, de 17 anos, aluno da E. E. Prof. Octacilio de Carvalho Lopes e representante da região leste, foi importante o sentimento de pertencimento dos alunos: “A expectativa para conhecer esse museu era muito grande. Foi sobrenatural eu ter sido o responsável por trazer esse pessoal para o Museu do Ipiranga, que nós só tínhamos ouvido falar. Foi histórico”.

César Henrique Lima Câmara Correa, estudante de 16 anos da mesma escola, também aprovou a visita: “Foi uma experiência incrível. Foi maravilhoso olhar a estrutura do museu, os quadros e as representações da Seduc-SP”. A estudante de 18 anos Millena Beatriz Borba de Lira também falou sobre o passeio: “Foi uma experiência maravilhosa conhecer o museu. A gente já tinha escutado sobre a história do museu, mas estar aqui foi grandioso. Eu não tinha ideia da magnitude, da estrutura, do cuidado e dos detalhes que tem”.

No dia 7 de setembro, antes da abertura à população, o museu receberá estudantes de escolas públicas e trabalhadores das obras e seus familiares.

“O Museu do Ipiranga é, sem dúvida alguma, um local onde a Educação é fomentada. Trouxemos esses alunos aqui hoje justamente para mostrar que aqui eles podem vir e conhecer mais da nossa história tão rica. Não posso deixar de parabenizar o nosso governador por fazer essa reabertura possível”, afirmou Hubert Alquéres, secretário da Educação.