Alunos da rede em Araçatuba lançam livro sobre prevenção às drogas

Intitulada “Drogas...Onde suas escolhas têm te levado?” a publicação é fruto de um trabalho desenvolvido por alunos e professores da E.E. Profª Maria do Carmo Lélis

sex, 17/12/2010 - 10h30 | Do Portal do Governo

Foi lançado na última terça-feira, dia 14 de dezembro, na Casa do Advogado de Araçatuba, o livro “Drogas…Onde suas escolhas têm te levado?”, produzido por alunos e professores da Escola Estadual Profª Maria do Carmo Lélis. O livro é fruto de um trabalho interdisciplinar, desenvolvido dentro do “Projeto Prevenção Também se Ensina”, da Secretaria de Estado da Educação, e será publicado pela Editora Abrace um Aluno Escritor. A produção envolveu estudos, debates, reflexões, pesquisas e entrevistas, que resultaram em contos, poemas, crônicas, relatos e textos informativos produzidos por professores e alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental (6º ao 9º) e Ensino Médio.

“O principal objetivo do livro é tornar o leitor um aliado no trabalho de prevenção ao uso das drogas. Enfrentando os imensos desafios das drogas na sociedade atual, acreditamos que é possível desenvolver ações educativas de prevenção, desenvolvendo a autoestima e promovendo a qualidade de vida do jovem na sociedade”, disse a diretora da escola, Loize Bernadet de Carvalho. Sobre o “Prevenção também se ensina”O projeto “Prevenção também se ensina” é implementado pela Secretaria de Estado da Educação nas escolas da rede pública estadual de ensino desde 1996. A iniciativa abrange todas as escolas das 91 Diretorias de Ensino do Estado, beneficiando alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Seu objetivo é a promoção da cidadania saudável e à redução da vulnerabilidade da comunidade escolar à gravidez na adolescência, ao uso indevido de drogas e às DST/Aids (doenças sexualmente transmissíveis/ síndrome da imunodeficiência adquirida).

Trata-se de um projeto de educação continuada que propicia condições para o desenvolvimento da autoestima dos alunos e do senso de responsabilidade sobre a saúde individual e coletiva. Para isso, são capacitados educadores, encarregados de assessorar as unidades escolares na implantação de projetos relacionados aos temas da iniciativa. O projeto também provém às escolas materiais didáticos específicos para viabilizar a implantação dos projetos de prevenção, assim como cria espaços comunitários informais para discussão e reflexão de temas pertinentes, envolvendo centros de saúde, ONGs, associações comunitárias e outras entidades que desenvolvam ações de prevenção e tratamento na região.

Da Secretaria de Estado da Educação