Alunos da Poli/USP lideram projeto mundial da General Motors

A Poli participa desde 2005 do Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education

sex, 20/02/2009 - 13h06 | Do Portal do Governo

Este ano o desafio do programa Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education (PACE) é desenvolver um projeto global de automóvel popular para países emergentes. Dele participam estudantes de engenharia de seis países, sendo que a coordenação e integração do projeto caberá à equipe da Engenharia Mecânica da POLI 

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) participa desde 2005 do programa Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education (PACE), organizado pela General Motors mundial, cujo objetivo é colaborar com a formação de estudantes de engenharia que pretendem atuar no setor automotivo. Para isso o PACE, além de montar laboratórios com as mais atualizadas ferramentas tecnológicas, estimula a realização de projetos globais, lançando a cada ano um novo desafio para todas as equipes das universidades participantes.

O desafio deste ano é o desenvolvimento de automóvel popular para países emergentes, para o qual a equipe da Poli/USP – única universidade na América do Sul selecionada pelo programa -, pela primeira vez, será a responsável pela coordenação e integração do projeto, paralelamente ao desenvolvimento do chassis/monobloco do veículo, outra parte que lhe cabe na execução do projeto. Essa posição de liderança foi ocupada anteriormente pelos alunos da Brigham Young University, em Utah, Estados Unidos.

Atualmente fazem parte do programa 15 universidades de 6 países: Alemanha, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, Índia. A equipe brasileira é formada por 15 alunos e coordenada pelo professor Marcelo Alves, da Engenharia Mecânica da Poli/USP.

“Nossa equipe acompanhará o desenvolvimento de cada subsistema, mantendo contato constante com cada faculdade envolvida. Assegurar a integração entre as partes é fundamental para a futura convergência do projeto que, este ano, é de responsabilidade dos alunos da Poli”, destaca Alves, complementando que, ao final do primeiro semestre de 2009, as equipes se encontrarão em Seul, na Coréia do Sul, para o fórum anual do PACE, no qual será apresentado o automóvel desenvolvido. Para atender a proposta deste projeto 2008/2009, os alunos buscam meios para tornar o carro mais eficiente e mais econômico possível, de forma a atender às necessidades dos países em desenvolvimento – principalmente Brasil, China, Rússia e Índia – e, ao mesmo tempo, respeitar as diferenças físicas (relevo e clima) e sociais (média de filhos por casal, por exemplo) existentes entre eles.

O PACE na Poli

A Escola Politécnica da USP possui quatro laboratórios equipados pelo Programa, permitindo aos alunos utilizarem as mesmas ferramentas adotadas nas empresas do setor automotivo como Computer Aided Design (CAD), Computer Aided Manufacturing (CAM) e Computer Aided Engineering (CAE), sistemas aplicados para conceber, projetar e manufaturar produtos. Para montar toda a estrutura dos laboratórios, com computadores semelhantes aos utilizados na própria General Motors e licenças de acesso aos softwares, que são de alto custo,  o PACE estabeleceu parcerias com empresas entre as quais: HP, Siemens, EDS e Sun Microsystems.

Da Politécnica da USP