Alunos da Poli apresentam carro com alto rendimento de combustível

Veículo será apresentado nesta quarta-feira, 17, e disputará com protótipos de outras 13 universidades

qua, 17/10/2007 - 10h17 | Do Portal do Governo

Um grupo de alunos de graduação da Escola Politécnica (Poli) da USP desenvolveu um veículo com alto nível de economia de combustível, que será apresentado ao público nesta quarta-feira, 17. O carro construído pela Equipe Poli/MAPFRE de Milhagem participará em novembro da Maratona de Eficiência Energética no Kartódromo de Interlagos, junto com protótipos construídos em outras 13 universidades brasileiras.

O veículo, batizado de Poli/MAPFRE 07, possui 2,85 metros de comprimento por 0,95 de largura. “Sua forma é semelhante à de uma gota d’água, vista por cima”, explica Daniel Toledo, aluno do terceiro ano de Engenharia Mecânica da Poli e capitão da equipe. Dotado de três rodas de bicicleta, sendo duas dianteiras, o carro, possui motor 4 tempos a gasolina de 1HP. “O rendimento deve ficar entre 300 e 400 quilômetros por litro de gasolina”, calcula o estudante.

Para obter o menor consumo de gasolina por quilômetro rodado, os estudantes basearam-se no conceito de um veículo leve, aerodinâmico e de baixa potência. “Tivemos a possibilidade de aprender e vivenciar técnicas modernas de projeto e simulação, como no caso da carenagem, testada em julho no túnel de vento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)”, conta Daniel. “O veículo tem capacidade para uma pessoa, cujas costas ficam inclinadas em um ângulo de 25 graus, para melhorar a relação entre o peso e aerodinâmica do veículo”.

O projeto, supervisionado pelo professor da Poli Gilberto Francisco Martha de Souza, conta com o apoio do Programa de Educação Tutorial Mecânica (PET- Mecânica), ligado a Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC), coordenado pelo professor Edílson Hiroshi Tamai. Para a construção do protótipo os alunos contaram com o apoio financeiro da MAPFRE Seguros do Brasil, que viabilizou a fabricação e investiu em equipamentos para as atividades do projeto ao longo do ano de 2007.

Maratona

O carro estará nas pistas entre os dias 1 e 3 de novembro, no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, durante a Maratona da Eficiência Energética 2007. Na competição, participarão protótipos de catorze universidades do País. A Maratona tem seu regulamento registrado na Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que também é responsável pela supervisão da competição.

“Ao contrário do ano passado, quando a disputa aconteceu em um percurso de linha reta, desta vez a pista possui curvas, aclives e declives, mais próximos das condições reais de uso dos motores”, avalia Daniel Toledo.

Todos os veículos inscritos recebem um sensor magnético, semelhante aos utilizados na Fórmula Um e na Stock Car, para registrar os tempos de volta de cada veículo e o percurso realizado. O evento tem como objetivo pesquisar o rendimento energético com diferentes tipos de combustão e incentivar a criatividade dos futuros engenheiros automotivos quanto a soluções para as questões ambientais e energia.

A apresentação do veículo na Poli acontece nesta quarta-feira (17), às 11 horas, no auditório do prédio do Departamento de Engenharia Mecânica, na Av. Prof. Mello Moraes, 2231, Cidade Universitária, São Paulo. Os integrantes da equipe farão uma palestra sobre o projeto e em seguida o veículo chegará rodando ao saguão do edifício, pilotado por Keila Keiko Matsumura, aluna do segundo ano de Engenharia Elétrica.

Mais informações: (0XX11) 3091-9653, 9620-1834; e-mail polimilhagem@gmail.com, com Daniel Toledo

Da Agência USP de Notícias

(I.P.)