Alunos da Fatec Zona Leste criam aplicativo que facilita transplantes de órgãos

O E-Transplante transmite dados instantaneamente e otimiza o tempo para encontrar receptor compatível com tempo hábil

sáb, 16/05/2015 - 19h37 | Do Portal do Governo

Um grupo de alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Zona Leste desenvolveu um aplicativo que está chamando a atenção inclusive dos Estados Unidos. Trata-se do E-Transplante. A novidade é que com um toque na tela do celular a equipe médica e paciente poderão ter comunicação imediata sobre compatibilidade de órgãos e disponibilidade hábil para transplante, já que o tempo é curto e primordial para manter a qualidade dos órgãos. A inovação será apresentada em julho na 6ª Conferência Internacional sobre Fatores Humanos e Ergonomia, em Las Vegas. 

Este sistema deverá ser homologado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e será implantado ainda em 2015. O E-Transplante vai receber dados detalhados sobre os doadores e enviar instantaneamente para os smartphones das equipes médicas dos receptores. A seleção será por ordem de prioridade. Atualmente, todo o processo é feito por meio de ligações telefônicas e perde-se tempo precioso na localização do paciente compatível. 

O aplicativo já ganhou o primeiro lugar na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) de 2014 e também foi premiado no Congresso Nacional de Iniciação Científica. O E-Transplante será apresentado no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que será realizado entre 27 e 29 de maio, em Recife.

Do Portal do Governo do Estado