Alunos da Fatec Tatuí conquistam prêmio de melhor trabalho de sustentabilidade

Projeto propõe um sistema para coleta seletiva de resíduos para transformá-los em adubo orgânico

ter, 08/12/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

Seis alunos da Fatec de Tatuí conquistaram o primeiro lugar do 2º Prêmio Varejo Sustentável Walmart Brasil. O trabalho premiado foi a criação de hortas orgânicas comunitárias para reduzir a emissão de resíduos para os aterros sanitários.

Como prêmio, uma aluna escolhida pela equipe vai ganhar uma viagem de uma semana para conhecer o projeto de Sustentabilidade desenvolvido pelo Walmart nos Estados Unidos. A equipe completa vai conhecer os projetos elaborados no Walmart Brasil e ganhar lap top, palm top e mais R$ 12.000,00 para execução do projeto.

Denominado de Madalla Tatuí, o projeto propõe o desenvolvimento de um sistema para a coleta seletiva de resíduos de mercados, feiras livre, quitandas e restaurantes para transformá-los em adubo orgânico.

O prêmio Walmart é o reconhecimento ao potencial criativo dos estudantes e professores para propor novas práticas para o desenvolvimento sustentável. Depois de passar por um processo de compostagem, o resíduo se transforma em adubo orgânico que será utilizado numa horta comunitária. O local servirá como centro de treinamento para multiplicar essa técnica para outras comunidades.

O Projeto Mandalla é um projeto de agricultura sustentável que desenvolve a agricultura familiar, o lado social, econômico e ambiental de forma integrada. O sucesso do sistema é a sua surpreendente capacidade de produção em pouco espaço físico e com baixa utilização de água. As culturas são plantadas em nove canteiros ao redor um reservatório de água, de onde parte o sistema de irrigação. No reservatório são criados peixes, patos e marrecos que adubam a água para as culturas. São utilizados instrumentos simples e adaptados à realidade do agricultor. Pequenos animais como cabras, galinhas e coelhos convivem em uma área comum, em um sistema interativo, onde as necessidades de um são supridas pela produção do outro.

Da Fatec