Alunos da Fatec Piracicaba criam sistema para economizar energia

Projeto Apagaluz desliga a energia elétrica ao trancar a porta; a comunicação entre a fechadura e o sistema é feito por meio de um cabo de rede

ter, 02/08/2016 - 14h06 | Do Portal do Governo

Em tempos de crise, um dos maiores desafios para as empresas é economizar nos gastos com a energia elétrica. Para resolver essa questão, poupando recursos e a vida útil dos aparelhos, além de reduzir os riscos à segurança dos imóveis, cinco alunos do curso tecnológico em Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Piracicaba desenvolveram um sistema de baixo custo que desliga a energia elétrica ao trancar a porta. Ao girar a chave apenas uma vez, a iluminação do ambiente é cortada. Ao dar o segundo giro, o fornecimento de energia é totalmente interrompido.

O projeto Apagaluz foi um dos finalistas do 3º Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios. A proposta do grupo era buscar uma alternativa mais barata para economizar energia. O custo estimado para instalar este sistema em uma sala com um circuito de tomadas, um de ventiladores e dois de iluminação, a preços de varejo, é de aproximadamente R$ 80.

No sistema inteligente criado pelos alunos, a fechadura da porta de entrada do imóvel é modificada para controlar o fornecimento de energia. A comunicação entre a fechadura e o sistema é feito por meio de um cabo de rede.

A professora Nilceia Santos, orientadora dos estudantes, destaca a viabilidade do Apagaluz. “O projeto não é caro. A casa ou o apartamento já podem ser construídos com o sistema instalado. Nos imóveis já existentes, a adaptação pode custar um pouco mais porque é necessário verificar as condições da fiação, mas ainda assim é viável”, afirma a professora.

Do Portal do Governo do Estado