Alunos da Fatec criam tradutor para salas de bate-papo

Estudantes da unidade de Praia Grande desenvolveram um tradutor instantâneo

sáb, 05/11/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Alunos do curso superior de tecnologia em Informática para Negócios da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Praia Grande desenvolveram um tradutor instantâneo que vai facilitar a vida de quem frequenta salas de bate-papo on-line e gosta de interagir com estrangeiros. O Babel Chat permite a comunicação entre pessoas que falam idiomas diferentes, mesmo que os usuários não tenham domínio de línguas estrangeiras.

Por meio do aplicativo, uma pessoa pode escrever uma mensagem em português, que é instantaneamente traduzida e entregue ao interlocutor em outro idioma – inclusive por meio de ideogramas, como os utilizados no japonês ou no chinês. “Mesmo que o teclado do computador seja convencional, com o Alfabeto Romano”, explica João Tarla, que desenvolveu o programa junto com Eduardo Vieira, Kátia Benedetti e Leonardo Zertus.

O Babel Chat foi apresentado na 5ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, realizada entre 25 e 27 de outubro, com mais de 350 projetos desenvolvidos por estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Fatecs estaduais, além de instituições de ensino de cinco países latino-americanos: Argentina, Costa Rica, Peru, República Dominicana e Uruguai.

O fato de o aplicativo não “entender” gírias é considerado um ponto positivo pelo grupo: “Incentiva os usuários a escreverem corretamente”, avalia João. Além do português, o programa pode ser utilizado em outros 36 idiomas, desde os mais disseminados, como o inglês e o espanhol, até os falados em poucas regiões do mundo, como o grego, o hebraico, o coreano e o vietnamita.

Durante os três dias da Feira Tecnológica, quando foi lançado, o aplicativo teve cerca de 300 acessos. Para utilizar gratuitamente o programa, basta acessar este endereço ou neste endereço.

Da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia