Alunos da Fatec criam aplicativo de compras para 3ª idade

Para atender à demanda de uma geração pouco familiarizada com a informática, o grupo optou por uma interface simples e objetiva

qui, 18/02/2016 - 10h02 | Do Portal do Governo

Facilitar a vida do público da terceira idade na hora das comprar por meio de plataforma digital é a proposta do software para web e sistema Android E-tranquilo. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes de Sistemas para Internet da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) de Jaú, Noemi Almeida Bucci, Samuel Martins Barbetta e Gabriela Soares de Oliveira.

O público-alvo apareceu depois de o grupo realizar pesquisas junto à associação de aposentados de Jaú. “Foi uma grata surpresa descobrir que 72% dos integrantes já havia comprado pela internet e que a maioria deles gostou da experiência”, conta um dos orientadores do projeto, José Augusto Christianini Filho.  A pesquisa, orientada também pelo professor Anderson Ferreira Fernandes, mostrou que os itens mais procurados pelos idosos são materiais de primeira necessidade, como alimentação e farmácia.

“A interface simples e objetiva e a maneira como o site dispõe os produtos, separado por categorias da mesma forma que um supermercado físico, é uma característica importante”, explica Noemi. “Mas o maior diferencial é oferecer a entrega dos produtos em casa com o pagamento na forma de ‘contra entrega’: o cliente paga na hora em que recebe”.

Aperfeiçoamento
Depois de vencer a 9ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, a Feteps, na categoria Segurança e Saúde, o projeto está em fase de aperfeiçoamento e de prospecção junto a empresas e supermercados que possam investir no produto. No evento, os alunos trocaram experiências, dicas e receberam sugestões para melhorar o empreendimento. As formas de rentabilizar a iniciativa e transformar a proposta em um negócio também estão sendo estudadas pela equipe.

Do Portal do Governo do Estado