Alunos da Etec projetam semáforo para deficientes visuais

Protótipo é composto por um sinal sonoro e um dispositivo tátil – escrito em Braille

dom, 01/01/2012 - 17h00 | Do Portal do Governo

Estudantes do curso Técnico de Eletrotécnica da Etec Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes, desenvolveram um protótipo composto por um sinal sonoro e um dispositivo tátil – escrito em Braille – que indica se o semáforo está verde, amarelo ou vermelho. A ideia dos alunos Ayrton Teixeira, Bruno Hirahara, Claudio Luiz Bonifácio, Kleberson da Conceição, orientados pelo professor Roberto Leme, é que o sistema auxilie os deficientes visuais na travessia de cruzamentos.

O sinal sonoro funciona da seguinte maneira: quando o deficiente visual estiver esperando a travessia, ouvirá um sinal intermitente que indica a possibilidade da passagem. Alguns instantes depois, um sinal com frequência maior alerta o fechamento do farol. O sinal rápido terá tempo programado para o término da travessia de acordo com o tamanho da rua ou avenida.

Na caixa localizada na calçada, que contém um botão para o pedestre solicitar a passagem, seria instalado o dispositivo tátil, escrito em Braille: “P” significa pare e “S”, siga. O sistema funciona a partir de um Controlador Lógico Programável (CLP), uma placa de circuito impresso como interface e o dispositivo propriamente dito, constituído por atuadores elétricos, a escrita em Braille, além de uma sirene.

Do Centro Paula Souza