Alunos da Etec de Itatiba conquistam terceiro lugar na Fórmula Drone

Os projetos mais otimizados, com soluções criativas, inovadoras e multidisciplinares, venceram a competição

ter, 11/09/2018 - 15h46 | Do Portal do Governo

Os alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Rosa Perrone Scavone, que fica em Itatiba, na região de Campinas, ficaram em terceiro lugar na Fórmula Drone 2018. A competição foi organizada e realizada em Itajubá, no Estado de Minas Gerais, pela SAE Brasil no último fim de semana.

Para a disputa do prêmio foram inscritas, no total, 39 equipes com 415 participantes de todo o Brasil. Os três primeiros colocados receberam troféus.

Igor Frare, aluno do Ensino Médio; Bruno Belgini, Gabriel Murari, Leonardo Paladino e William Minster, do curso técnico de Informática integrado Ensino Médio, criaram um drone do tipo quadrotor rádio controlado – da concepção aos testes, chegando à operação. Os jovens receberam a orientação dos professores Alex da Silva e Leandro Carvalho. “Eles conseguiram aplicar muito bem as habilidades e competências aprendidas no curso para desenvolver tanto a parte de hardware quanto de software,” avalia Silva.

Durante a competição, as equipes cumpriram diversas missões, como decolagem, medição de alvo, passagem por frames e tele entrega. As avaliações foram feitas por uma banca que deu pontos conforme o desempenho das aeronaves. Os projetos mais otimizados, com soluções criativas, inovadoras e multidisciplinares, venceram a competição.

Outras Etecs também competiram, como Prof. Armando José Farinazzo (Fernandópolis), de Ibitinga, Sylvio de Mattos Carvalho (Matão), Pedro Ferreira Alves (Mogi Mirim), Tenente Aviador Gustavo Klug (Pirassununga) e Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa (Piracicaba).

A coordenadora de projetos da Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza Meire Yokota, comemora “Foi mais que uma competição. O evento usou a tecnologia como elemento agregador, proporcionando integração e troca de conhecimentos entre estudantes de instituições com realidades distintas”. Segundo ela, o projeto modificou a rotina das Etecs devido ao grande envolvimento e empenho dos alunos, professores, diretores, além da importante colaboração de parceiros.