Alunos da Etec criam farmácia com remédios gratuitos para comunidade

Para ter acesso é preciso apresentar um documento com foto e receita médica

qua, 23/03/2016 - 9h12 | Do Portal do Governo

A população carente de Votorantim tem um acesso alternativo a medicamentos de graça. Isso tem sido possível graças a Farmatec, ideia de um grupo de alunos do curso de Administração da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Elias Miguel Júnior, localizada no mesmo município.

Para ser atendido pelo projeto, basta portar receita médica e um documento de identidade com foto. “Vamos reaproveitar os produtos que as pessoas têm em casa e não utilizam, dentro do seu prazo de validade”, informa a coordenadora do curso de Administração, Mairá Duarte.

Até o momento, são mais de  dez mil remédios no estoque. A farmácia solidária recebe doações da própria comunidade e de parentes dos estudantes. Algumas clínicas médicas da cidade também já abraçaram a causa. “Em fevereiro recebemos um lote de caixas de amostras grátis de vários medicamentos para diversas finalidades”, conta Jéssica Lopes, uma das alunas participantes do projeto.

Entre os remédios disponíveis à população estão desde os mais básicos, como analgésicos e anti-inflamatórios, até medicações de uso controlado indicados a pacientes com problemas cardíacos, pressão alta e diabetes. 

Empreendedorismo social
A Farmatec é resultado do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de uma turma de 17 estudantes que concluiu o curso técnico de Administração no segundo semestre de 2015, na Etec de Votorantim. O objetivo do grupo foi desenvolver um plano de ação que beneficiasse toda a comunidade.

SERVIÇO
Farmatec Local
Rua Antônio José Cosmim, nº 21, Jardim Clarice, Votorantim
Horário de atendimento: terças e quintas-feiras, das 13h às 16h; sábados das 8h às 10h

Do Portal do Governo do Estado