Alunos da CPTM concorrem a prêmios na exposição Inova Senai

Este é o quarto ano consecutivo em que alunos da CPTM emplacam projetos na mostra

qua, 23/07/2008 - 10h08 | Do Portal do Governo

Alunos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tiveram três trabalhos selecionados para participar da exposição Inova Senai 2008 e concorrer à premiação oferecida pela instituição nas categorias Equipamentos, Manutenção e Segurança no Trabalho. Além dessas, existem outras sete categorias que participam da disputa, que englobam as unidades do Senai de todo o Estado de São Paulo. A seleção repete o bom desempenho registrado pelo Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart nos últimos anos. A lista com os projetos que participarão da mostra foi divulgada no início deste mês. Ao todo, foram inscritos 39 trabalhos de docentes e 149 de alunos. Desses, 87 obtiveram classificação.

Medalhas 2005/2006 – Este é o quarto ano consecutivo em que alunos da CPTM emplacam projetos na mostra, cujo objetivo é desenvolver a atitude inovadora por meio da criação de desenvolvimentos construtivos: softwares, hardware, peças, produtos, máquinas, ferramentas, instrumentos, equipamentos, processos e projetos de pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental de interesse do Senai, da indústria e da comunidade.

Em 2005 e 2006, os representantes da CPTM trouxeram medalhas com os projetos Sempre-On (3° lugar) e Always Ligth (campeão), respectivamente. Neste ano, a exposição Inova Senai deverá ocorrer entre 29 de setembro e 5 de outubro, em São Paulo.

Trabalhos selecionados

• Máquina esmerilhadora de núcleo de jacaré (categoria Equipamentos). A proposta dos alunos Marcelino Dias de Oliveira e Marcelo de Souza Abreu é a construção de um dispositivo para o esmerilhamento do núcleo do jacaré – parte central do aparelho de mudança de via (AMV). Com a possibilidade de ser operado por qualquer empregado da manutenção, o equipamento permitirá a diminuição do tempo de execução desse tipo de serviço.

• Sistema Eletrônico para Prevenção de Travamento de Rodeiros – Septro (categoria Manutenção). Com o objetivo de diminuir ou mesmo zerar as ocorrências de travamento dos rodeiros (rodas do trem), os estudantes Eder Luis Evangelista, Edigar Freires Lucas, Evandro Guimarães Lopes e Gilson Oliveira de Brito criaram sistema eletrônico que informa, por meio de interruptores térmicos, sinalizadores sonoros e luminosos, quando há algum problema nos rolamentos.

• Cancelok (categoria Segurança no Trabalho). Trata-se de trava eletrônica desenvolvida por André de Souza da Silva, Douglas Rodrigues Pereira, Fábio Júlio da Luz, Luis Gomes do Nascimento e Luiz Fernando Pereira Leme. Como forma de assegurar proteção aos usuários, o Cancelok impede que os pedestres levantem as cancelas das passagens de nível quando essas forem acionadas.

Da CPTM

(M.C.)