Alunos da CPTM concorrem a prêmio no Inova Senai 2008

Foram inscritos 39 trabalhos de docentes e 149 de alunos. Desses, 87 foram classificados

seg, 21/07/2008 - 15h53 | Do Portal do Governo

Repetindo o bom desempenho registrado pelo Centro de Formação Profissional Eng. James C. Stewart nos últimos anos, três trabalhos foram classificados para participar da exposição Inova Senai 2008 e concorrer à premiação oferecida pela instituição nas categorias Equipamentos, Manutenção e Segurança no Trabalho. Além dessas, existem outras sete categorias que participam da disputa, que engloba as unidades de todo o Estado de São Paulo. A lista com os projetos que participarão da mostra foi divulgada no início de julho.

Neste ano a exposição Inova Senai está prevista para acontecer de 29 de setembro a 5 de outubro, no Espaço Fiesp: Av. Paulista, 1313, térreo – São Paulo. Entrada gratuita.

Os alunos da CPTM / Senai estão concorrendo com os seguintes trabalhos:

Máquina Esmerilhadora de Núcleo de Jacaré – categoria Equipamentos

A proposta dos alunos Marcelino Dias de Oliveira e Marcelo de Souza Abreu é a construção de um dispositivo para o esmerilhamento do núcleo do jacaré (parte central do Aparelho de Mudança de Via – AMV). Com a possibilidade de ser operado por qualquer empregado da manutenção, o equipamento permitirá a diminuição do tempo de execução deste tipo de serviço.

SEPTRO – Sistema Eletrônico para Prevenção de Travamento de Rodeiros – categoria Manutenção

Com o objetivo de diminuir ou até mesmo zerar as ocorrências de travamento dos rodeiros, cuja causa aponte para falhas no rolamento, os alunos Eder Luis Evangelista, Edigar Freires Lucas, Evandro Guimarães Lopes e Gilson Oliveira de Brito, criaram um mecanismo capaz de identificar a existência de irregularidades. Trata-se de um sistema eletrônico que identifica e informa, por meio de interruptores térmicos, sinalizadores sonoros e luminosos, a existência de alguma irregularidade nos rolamentos, permitindo assim a atuação das equipes responsáveis antes do agravamento do problema.

Cancelok – categoria Segurança no Trabalho

Assegurar a proteção dos usuários. É essa a finalidade do Cancelok – trava eletrônica desenvolvida por André de Souza da Silva, Douglas Rodrigues Pereira, Fábio Júlio da Luz, Luis Gomes do Nascimento e Luiz Fernando Pereira Leme. O equipamento impedirá que os pedestres levantem as cancelas das passagens de nível quando essas forem acionadas, impedindo a prática irregular que coloca em risco a vida de pessoas que insistem em desrespeitar normas de segurança.

Para o diretor da unidade educacional da CPTM, Ivan Moreno, a classificação é considerada mais uma vitória dos alunos, uma vez que os projetos foram reconhecidos por avaliadores externos ao SENAI. “Parabéns a todos os envolvidos nestes trabalhos”.

Este é o quarto ano consecutivo em que alunos da CPTM emplacam projetos na mostra, cujo objetivo é desenvolver a atitude inovadora através da elaboração e implantação de desenvolvimentos construtivos: softwares, hardware, peças, produtos, máquinas, ferramentas, instrumentos, equipamentos, processos e projetos de pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental de interesse do SENAI, da indústria e da comunidade.

Nos anos de 2005 e 2006, os representantes da CPTM trouxeram medalhas com os projetos Sempre-On (3° lugar) e Always Ligth (campeão), respectivamente.

Da CPTM