Alunos com baixo desempenho terão recuperação em dobro

Secretaria da Educação vai aumentar o tempo de reforço nas unidades com Idesp baixo em 2009

qua, 11/03/2009 - 21h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação decidiu dobrar o tempo de recuperação para alunos das escolas que apresentarem os piores resultados no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo) em 2009. A idéia é que os estudantes ganhem mais tempo de apoio especializado e focado em suas necessidades.

A recuperação nas escolas normalmente corresponde a 5% do total de tempo das aulas ofertadas durante todo o ano. No caso das escolas com Idesp mais baixo esse tempo subirá para 10%. As aulas serão com professores capacitados para recuperação, no contra turno, e devem se estender ao longo ano letivo, de acordo com cada caso.

Estes alunos, assim como das demais escolas, terão outra novidade. Receberão materiais diferenciados desenvolvidos pela Secretaria, divididos em baixa, média e alta dificuldade. O objetivo da separação por nível é proporcionar atendimento específico dos temas que os estudantes apresentam menor aproveitamento. Os cadernos abordam a proposta curricular do Estado de forma diferenciada, com textos e exercícios sobre os assuntos de menor compreensão dos estudantes.

“A recuperação trará os conteúdos da proposta pedagógica do Estado abordados de uma forma diferenciada. A divisão dos materiais em níveis de dificuldade permitirá uma atenção mais individualizada”, afirma Valéria Souza, coordenadora de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação.

Todos os livros e cadernos de exercícios da nova recuperação foram elaborados pela equipe da Secretaria e já respeitam as novas normas da ortografia brasileira.

Da Secretaria da Educação