Aluno que tem lição corrigida pelo professor vai melhor na escola

Dados são do Saresp 2007, avaliação da Secretaria de Estado da Educação

qui, 13/03/2008 - 15h03 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Educação acaba de finalizar estudo sobre os alunos que participaram do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 2007, a avaliação de rendimento da rede estadual paulista. Os dados constatam que alunos que têm correção de lição pelos professores têm melhor desempenho na escola.

Analisando os alunos de 4º ano do Ensino Fundamental, a Secretaria observou que a média dos alunos com lição corrigida pelos educadores é de 190,7 em língua portuguesa e 188,6 em matemática. Já os sem lição corrigida têm média de 149,8 em língua portuguesa e 149,5 em matemática.

Outro dado importante demonstrado pela pesquisa é que 85,7% dos professores corrigem as lições de seus alunos. Apenas 5,2% não corrigem. Os outros 7,8% optam por não dar lição.

“É muito importante que o professor cobre o aluno. Os dados mostram isso. Quem é exigido e recebe atenção constantemente acaba tendo melhores resultados”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Todas as respostas foram fornecidas pelos alunos, que indicaram como funciona o dia-a-dia de sua escola, de sua sala de aula.

Secretaria da Educação

(I.P.)