Aluno do Estado terá bônus ampliado na USP

O acréscimo total pode chegar a 12%, somados resultado do Enem e avaliação seriada

qua, 09/04/2008 - 11h47 | Do Portal do Governo

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Universidade de São Paulo (USP) vai garantir a ampliação dos benefícios no vestibular para os alunos da rede pública. A medida será tomada por meio da implementação do Programa de Avaliação Seriada (PAS-USP) no Ensino Médio das escolas da rede estadual.

Será aplicada uma prova aos alunos que poderá garantir até 3% de acréscimo sobre as notas em cada uma das fases do vestibular. Somado ao bônus de até 6% relacionado ao desempenho do aluno no Enem e os 3% que já são oferecidos a todos os alunos da rede pública, o bônus total pode chegar a 12%.

A avaliação seriada consiste de uma prova elaborada pela USP, a ser aplicada nas escolas da rede pública estadual de São Paulo que optarem por participar do Programa.

A medida entra em vigor já nos exames deste ano, quando a universidade aplicará uma prova para alunos do 3º ano do Ensino Médio. A partir do ano que vem, passam pela avaliação estudantes de 1º e 2º anos.

A novidade fará parte do Programa de Inclusão Social (Inclusp), cujo objetivo é estimular a participação das escolas estaduais no vestibular.

Avaliação 

Resultados do programa Inclusp mostram que o desempenho dos estudantes que vieram de escolas públicas, depois de aprovados para a graduação, é igual ou superior ao do restante na instituição. Alunos que receberam em 2007 o bônus do Inclusp se saíram melhor em 54 dos 118 cursos da universidade. Em outros 8, as notas foram iguais.

Isso ocorreu em cursos tradicionais como Medicina, em que os 28 estudantes que vieram de escolas públicas tiveram média 7,2, idêntica à obtida pelos outros 147. Já no câmpus de São Carlos, todos os cursos registraram resultados melhores para os alunos do Inclusp. Um exemplo foi a Engenharia Civil, em que as médias ficaram em 6,5 (Inclusp) e 6,1.