Aluno de Escola Estadual do interior é premiado pela Rhodia por conquistar o 1º lugar no Projeto Mus

Prêmio é uma viagem cultural à França, país-sede da Rhodia, marcada para maio

ter, 20/02/2007 - 14h48 | Do Portal do Governo

Aluno de Escola Estadual do interior é premiado pela Rhodia por conquistar o 1º lugar no Projeto Museu de Arte Jovem

Prêmio é uma viagem cultural à França, país-sede da Rhodia, marcada para maio

A Rhodia fez nesta quinta-feira, dia 15, a entrega dos prêmios para os três estudantes de escola pública que obtiveram a melhor classificação no projeto Museu de Arte Jovem, iniciativa pioneira no Brasil para a promoção da cidadania por meio do incentivo à arte e educação de adolescentes brasileiros em situação de exclusão social.

Em Jacareí, no interior de São Paulo, o estudante Ivens Francisco Ribeiro,17 anos, aluno da Escola Estadual Prof. Dorothoveo Gaspar Vianna , autor da obra intitulada “Sentido do Poder”,  primeiro colocado do projeto, recebeu a oficialização do prêmio: uma viagem cultural à França, país-sede da Rhodia. A viagem será realizada no início de maio e o estudante poderá levar um acompanhante. O professor voluntário que coordenou o trabalho de Ivens também foi premiado com um micro-computador.

Em Paulínia , também no interior do Estado, foram premiadas as

estudantes Laura Heloise A. de Camargo e Amanda Blumer Souza, respectivamente a segunda e a terceira colocadas no projeto. Laura Heloise, 17 anos, da  Escola Técnica de Paulínia, autora da obra “A Escolha” recebeu como prêmio um microcomputador com impressora. O professor voluntário que coordenou a obra ganhou uma televisão de 29 polegadas. Amanda Blumer Souza, de 16 anos, aluna do Centro Municipal de Ensino Profissionalizante, que elaborou a tela  “Dois caminhos”, ganhou uma televisão de 29 polegadas, enquanto seu professor voluntário recebeu um aparelho de DVD.

Inclusão pela arte

A Rhodia apoiou em 2006 no projeto Museu de Arte Jovem um total de 300 estudantes de escolas públicas localizadas no entorno de suas instalações industriais. Supervisionados por voluntários e especialistas em artes plásticas, os alunos foram desafiados a explorar áreas ligadas ao desenvolvimento sustentável e elaboraram telas e quadros sob o tema “Garantindo o futuro do nosso Planeta”. 

A diretora de comunicação da Rhodia América Latina, Odete Duarte, adiantou que a empresa decidiu continuar apoiando o Museu de Arte Jovem em 2007 e ampliará de 300 para 400 o número de estudantes de escolas públicas envolvidos no projeto. “Essa iniciativa tem o objetivo de despertar a consciência dos jovens para a prática da cidadania. A arte-educação é o meio pelo qual são abordados temas como ética, respeito ao meio ambiente, segurança, e segue os princípios do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse.

O tema a ser trabalhado pelos estudantes em 2007 será “A Biodiversidade Brasileira”. O projeto prevê também a inclusão de mais escolas que fazem parte do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e escolas para portadores de deficiências auditivas.

Secretaria de Estado da Educação –