Aluno de Desenho Industrial da Unesp concorre ao Michelin 2009

"Bio Top" será apresentado no Salão do Automóvel de Detroit

qui, 11/09/2008 - 19h32 | Do Portal do Governo

Com o projeto para o desenvolvimento do Bio Top, um veículo conceito que tem como características leveza e sustentabilidade ambiental, além de seguir tendências da moda, o aluno Luis Pinheiro de Lima, quartanista do curso de Desenho Industrial da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), câmpus de Bauru, concorre ao prêmio Michelin Challenge Design 2009, no Salão Internacional de Detroit (EUA). A feira automobilística, que ocorrerá em janeiro, é uma das mais importantes do mundo. “Por ter sido aprovado por grandes nomes do Design automotivo mundial, participar desse concurso é muito importante para minha carreira”, diz.

Baseado em conceitos semelhantes ao de uma bicicleta leve, o Bio Top é movido por energia elétrica, cuja recarga vai ocorrendo à medida que o veículo se movimenta, o que lhe garante ampla autonomia. Além disso, para o autor, apresenta idéias inovadoras na dirigibilidade e em seu sistema de rodagem. “É um veículo leve e de energia limpa”, conceitua Lima.

“Na parte externa da traseira destaco o material transparente e estilizado que substitui os pneus e funciona como direcionador do veículo”. Já no interior, segundo o aluno, o diferencial é o volante, onde ficam o freio e acelerador. “O design dá mobilidade ao motorista, permitindo visualizar no volante todas as informações de que precisa, como velocidade e computador de bordo”, explica o autor.

O inicio do projeto ocorreu enquanto o aluno cursava a disciplina de Projeto V, ministrada pelo professor José Carlos Plácido. “Em nossas aulas, procuramos estimular a efetiva participação dos alunos nos concursos da área, além de direcioná-los para o atendimento das reais necessidades da sua época”, fala o docente. Os melhores projetos ficarão expostos no estande da Michelin, junto a carros conceitos das montadoras de automóveis, também selecionados no concurso. Além disso, esses trabalhos podem acompanhar todo evento ou publicidade da empresa de pneus.

Michelin Challenge Design 2009 – O concurso anual tem como objetivo promover e dar visibilidade para idéias criativas e inovadoras em design automotivo. Com a competição, a empresa visa estabelecer uma relação mais estreita com a comunidade, aliando técnica e inovação em design para criar veículos de transporte de pessoas.

Podem participar do evento profissionais da área, empresas e estudantes universitários do mundo todo. O júri desta edição é composto pelo diretor de design da Volvo, Geza Loczi, e pelo vice-presidente de design da Nissan , Victor Nacif. Outros nomes consagrados da área, como Freeman Thomas, diretor estratégico de design da Ford, também fazem parte da banca de jurados.

Danilo Koga, da Unesp

(M.C.)