Aluno da Unesp Jaboticabal ganha prêmio internacional com pesquisa genética

Estudo identificou gene responsável por produção de um tipo de gordura benéfica no leite de búfala

ter, 13/07/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

O zootecnista Gregório Miguel Ferreira de Camargo conquistou o segundo lugar nacional e o terceiro na América Latina no concurso Alltech Young Scientist. Promovido pela Alltech, multinacional americana especialista em nutrição animal, o prêmio é um reconhecimento pelo estudo de iniciação científica de Camargo que isolou o gene que produz o ácido linoleico conjugado (CLA) no leite de búfala. A substância é apontada como uma gordura ‘boa’ para a saúde. Desde março, o jovem é mestrando do programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento Animal da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), câmpus de Jaboticabal.

A pesquisa foi realizada de 2006 a 2009, sob o título “Análise de polimorfismo na região promotora do gene da enzima Stearoyl-CoA-Desaturase em búfalas leiteiras”. O então graduando ganhou bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e foi orientado pelo professor Humberto Tonhati, da FCAV, especialista em melhoramento de búfalos leiteiros.

Embora o CLA esteja naturalmente presente em carne e derivados do leite de muitas espécies, seus efeitos sobre o organismo humano não são consenso entre os cientistas. Por se tratar de um tipo de gordura trans e pela escassez de dados sobre seus benefícios para a saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a fabricação e comercialização de suplementos com essa composição. Mas para Tonhati isso pode estar mudando. “Desde a década de 1990, estudos têm indicado que esse é um ácido graxo benéfico ao organismo, ajudando o sistema imunológico e, até mesmo, reduzindo a gordura corporal total em ratos.”

Marcadores moleculares 

“Meu experimento concluiu que parte da genética do búfalo é responsável pela fabricação do CLA, o que permite isolar e manipular seu funcionamento, possivelmente aumentando a concentração da substância no leite”, afirma Camargo. Segundo o estudioso, o feito é inédito mesmo para estudos que levem em conta outros mamíferos, como vacas e cabras.

A descoberta foi possível com o uso da técnica de marcadores moleculares. Nela, o cientista monitora o comportamento de uma variante genética em animais da mesma espécie e, assim, consegue definir que função ela desempenha.

Além do reconhecimento internacional, Camargo recebeu prêmio da FCAV, por ter as melhores notas do curso de Zootecnia, e do Conselho Regional de Medicina Veterinária, por ter o melhor histórico em disciplinas profissionalizantes. Durante a graduação, ele também fez estágio na Universidade de Wisconsin-Madison, na região norte dos Estados Unidos.

Da Unesp