Aluno da rede viaja ao Uruguai para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul

Representantes brasileiros foram escolhidos em uma seletiva realizada em Brasília

seg, 18/10/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Aluno da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Victor Maida, localizada no município de Ibitinga, no vale médio do Tietê, Bruno Henrique Fiorentino Ferraz viaja nesta segunda-feira, 18, para Montevidéu, no Uruguai, junto à delegação brasileira que participará do Parlamento Juvenil do Mercosul. Além de Bruno, que é o representante paulista, compõem a delegação outros 26 estudantes, representantes dos demais estados e Distrito Federal.

Os representantes brasileiros foram escolhidos em uma seletiva realizada em Brasília, no último dia 13 de setembro, que contou com a participação de 81 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil, com idade entre 14 e 17 anos. Na primeira etapa da seleção, cada jovem apresentou uma dissertação baseada no tema ‘O Ensino Médio que Queremos’. Foram avaliados critérios como apresentação oral do tema, levando em conta desenvoltura, clareza, objetividade, vocabulário e coerência; análise do texto produzido, considerando coerência do texto com o discurso, coesão, objetividade e proposta apresentada, além da análise do histórico escolar e do perfil político do aluno.

Na etapa final, um debate entre os alunos pré-selecionados levantou questões sobre a educação nas escolas públicas de todo o país, de acordo com necessidades e expectativas de estudantes e professores. Os próprios alunos votaram e escolheram os representantes estaduais, sob aval da mesa de avaliação. São Paulo foi o estado com o maior número de votos e Bruno foi eleito Deputado do Parlamento Juvenil do Mercosul ou seja: será a voz paulista no evento sul-americano. “Estou seguro e feliz por poder levar não apenas minha opinião ao evento, mas as vontades e necessidades de estudantes, professores e toda a comunidade escolar para o Uruguai”, diz o aluno de Ibitinga.

Cada país enviará 18 representantes. O Brasil, dada a maior extensão territorial, enviará 27 estudantes, um por estado. Serão 18 titulares e nove suplentes. Para acompanhá-los, os estados enviarão professores, que também participaram da seletiva nacional. Para a indicação de cada um deles, foram avaliados quesitos como Curriculum Vitae, habilitação em língua espanhola e dissertação (com base no mesmo tema recebido pelos alunos). Dentre eles, nove serão selecionados para compor a delegação brasileira no Uruguai.

Além dos brasileiros, participam da Parlamento Juvenil Mercosul estudantes da Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Venezuela. O objetivo do evento é discutir os rumos da educação.

Sobre o Parlamento

O Parlamento Juvenil do Mercosul será realizado pela primeira vez em outubro, no Uruguai, com o objetivo de dar voz aos alunos. Convidados a trocar ideias e discutir temas relativos às expectativas sobre a educação, eles devem ajudar a definir diretrizes que levem a uma reformulação do Ensino Médio nas escolas públicas, num futuro próximo. Os jovens do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela estarão reunidos no evento para analisar e propor a escola de Ensino Médio que desejam, considerando questões importantes como a inclusão educativa, direitos humanos, participação cidadã e os jovens e o trabalho.

Da Secretaria da Educação