Aluno da FEA cria site para orientar investidores

Para usar o site é necessário fornecer um email e criar uma senha de acesso. Informações são protegidas e mantidas em sigilo.

qua, 14/11/2007 - 15h26 | Do Portal do Governo

As dúvidas características de qualquer investidor de primeira viagem foram as motivações que o jovem Frederico Cea Skwara, aluno do segundo ano de economia na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, encontrou para criar um site especialista para os iniciantes no mundo da bolsa de valores. Começou aí a Bússola do Investidor, que Frederico mantém há dois meses.

“A idéia nasceu de uma necessidade minha. Comecei a investir em ações e vi que precisava de uma ferramenta de controle pessoal”, explica Frederico. No site, não se realizam aplicações diretas em ações e outros papéis do mercado. O investidor inscreve as operações que realizou e tem um balanço de seu desempenho no mercado acionário. Pode, inclusive, aferir o quanto deve recolher de impostos sobre seus investimentos – informação essencial para os iniciantes, que costumam se perder justamente com esse cálculo.

Todos os serviços são gratuitos. “O objetivo principal do site não é ganhar dinheiro. Mas preciso de patrocinadores que colaborem com o projeto”, lembra Frederico. Há num site um campo destinado aos potenciais anunciantes – chamado Ajude-nos – em que se espera não somente colaboração financeira, mas sim qualquer idéia que alie-se à manutenção do site.

Para usar o site, o usuário precisa apenas fornecer um email e criar uma senha de acesso. Todas as informações fornecidas pelo usuário são protegidas e mantidas em sigilo, sendo visíveis apenas pelo seu próprio autor.

Histórico

Tudo o que há no site – desde os sistemas de cálculo até o design da página – é de autoria de Frederico, de 19 anos. O aluno aliou a experiência de outros projetos da internet, como a produção de sites esportivos, com o interesse pessoal sobre o tema e conteúdos recebidos em sala de aula para elaborar o sistema do site. Dedicou também grande parte do seu tempo aos livros da biblioteca da FEA, onde encontrou base teórica para alguns dos cálculos que compõem o sistema da Bússola.

O site já contabiliza 2 mil usuários cadastrados e 13 mil operações credenciadas. Diariamente, são 500 visitantes únicos que chegam até a página. Frederico comemora a repercussão que a Bússola vem registrando – o site já foi tema de reportagens em publicações especializadas, mas é na divulgação informal que muitos visitantes conhecem o site. “Pelo sistema de rastreamento, percebi que o site já foi citado em muitos fóruns de discussão e outras páginas, por pessoas que não conheço pessoalmente. É legal ver a boa repercussão do trabalho”, diz o estudante.

Frederico considera que o site, para seu futuro profissional e acadêmico, pode servir como um “cartão de visitas”, um grande complemento em seu currículo. E já cita um exemplo prático de como isso pode ocorrer: “fui aprovado recentemente numa entrevista para um estágio. E acredito que a página foi um diferencial que pesou a meu favor”, completa. Para acessar a Bússola do Investidor, clique em www.bussoladoinvestidor.com.br . O acesso e os serviços do site são gratuitos, basta citar um email válido.

Mais informações: www.bussoladoinvestidor.com.br 

Por Olavo Soares, do USP Online / Agência USP de Notícias

(C.C.)