Alunas de Qualificação Profissional compartilham histórias de superação

Formatura da 4ª turma da Escola de Qualificação Profissional aconteceu nesta sexta

sex, 23/03/2012 - 19h50 | Do Portal do Governo

Em clima de emoção, aconteceu nesta sexta, 23, no Palácio dos Bandeirantes, a formatura da 4º turma da Escola de Qualificação Profissional, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). “A qualificação profissional, além de ser uma oportunidade de renda, resgata a auto-estima de quem está afastado do trabalho”, disse a presidente da entidade, Lu Alckmin.

“A qualificação me tornou mais apta ao mercado de trabalho e também me fez perceber que sou capaz de muita coisa, como vencer a timidez e ser comunicativa”, contou a aluna e oradora Maria Antônia Góes, dona-de-casa de 64 anos, diante dos 554 formandos, convidados e autoridades presentes na cerimônia. “Fiquei impressionada com a ótima estrutura do curso e os professores de alto nível que se dedicaram intensivamente a ensinar os segredos da arte da imagem pessoal. Pretendo divulgar o aprendizado a toda a comunidade”, disse Carolina Pavani, do curso de Imagem Pessoal.

Uma das primeiras alunas a receber a certificação das mãos da primeira-dama foi Ângela Garcia, de 43 anos. Ela soube do curso pelo filho, que viu um anúncio do Programa no mural de sua escola. “Meu marido e eu estamos desempregados e esse curso me deu força para tentar montar meu próprio negócio”, contou a formanda de Corte e Costura ao Portal do Governo do Estado. 

Os cursos que integram a escola – Padaria Artesanal, Corte e Costura e Imagem Pessoal – são gratuitos e abertos à participação de todos os maiores de 18 anos. Os alunos recebem uniforme, transporte, material didático, alimentação e os desempregados ainda têm uma bolsa-auxílio. Mais de 2 mil pessoas já passaram pelo programa, de março de 2011 a março deste ano, e novos cursos farão parte do programa já em abril, como o de Construção Civil.