Alunas da Unesp participam dos Jogos Pan-Americanos

Estudantes de dois câmpus integram seleção de softbol

seg, 16/07/2007 - 16h29 | Do Portal do Governo

Duas alunas da UNESP participam dos Jogos Pan-americanos. Camila Terumi Ariki, da Faculdade de Medicina (FM), câmpus de Botucatu, e Maria Elisa Tanaka, do Instituto de Biociências (IB), de Rio Claro, integram a selação brasileira de softbol.

A XV edição dos Jogos, realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), marca a estréia do Brasil na modalidade. E a primeira partida, a ser disputada na próxima segunda-feira, 23, será contra a equipe dos EUA, campeã de softbol nos três Jogos Olímpicos que tiveram participação do esporte (1996, em Atlanta (EUA), 2000, em Sidney (AUS), e 2004, em Atenas (GRE)).

“Nós treinamos muito forte nesses dois anos e meio, e queremos mostrar o resultado desse trabalho”, diz Maria Elisa, aluna do 3º ano do curso de Educação Física. Para ela, os Estados Unidos e Canadá são os favoritos na disputa. “Treinamos para conquistar uma medalha nesses Jogos”, relata a estudante. A Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) mantém um programa de treinamento da seleção de softbol permanente há dois anos e meio, como uma forma de dar entrosamento e competitividade à equipe.

A graduanda em Educação Física espera ansiosa o dia da abertura dos Jogos. Ela e outras 15 companheiras entrarão no Estádio do Maracanã com atletas olímpicos brasileiros. “Não sei se conseguirei na noite anterior do desfile, e nem nas noites que antecedem os jogos. Estou muito emocionada em representar o País pela primeira vez”, confessa Maria Elisa.

Devido as aulas do curso de Medicina, Camila não poderá participar do desfile de abertura. “O terceiro ano do curso é dividido em três ciclos, e só temos férias ao final do segundo, que será em agosto. Mas para participar dos jogos, consegui dispensa das aulas”, fala.

Faculdade e Seleção – Contudo, perder o desfile de abertura, não é a única perda da estudante. Ela diz sacrificar qualquer momento de lazer. O curso de Medicina, integral e que exige dedicação nos estudos, tem que intercalar com os treinos diários de Camila. “De terças e quintas-feiras, treino com o time de softbol da Faculdade, no horário de almoço. Nas noites de segunda, quarta e quinta-feira, pratico atletismo, focado em provas de explosão, como 100 metros rasos e revezamento 4×100”, conta.

Na posição de Camila, terceira base, a explosão no momento da corrida é muito importante. Como a força é importante para Maria Elisa, ao jogar de jardineira central. Em Rio Claro, ela faz exercícios de musculação, logo após as aulas – que também são em período integram. “Como a cidade não possui time de softbol, executo alguns movimentos sozinha, depois que eu chego em casa”, fala a esportista.

Com o dia-a-dia dividido entre aulas, trabalhos e exercícios físicos, essas paulistas retornam para a cidade natal aos fins de semana para, ao invés de visitar os pais, participar dos treinos da Seleção. “Para mim, o maior sacrifício é não estar presente nas festas da família”, chateia-se Maria Elisa. Porém, a confirmação dos nomes na lista de convocação da seleção, divulgada no dia 6 pela CBBS, recompensou os esforços.

O esporte – Disputado por duas equipes, com nove jogadores cada, o softbol é considerado uma versão mais suave (como o próprio nome inglês indica – softball) do beisebol. Criado em 1885 na Inglaterra, o esporte foi uma adaptação do beisebol para ser disputado em quadras. Assim, a área de jogo diminuiu, e outras alterações técnicas foram feitas, como o tamanho da bola – maior no softbol – e a forma de arremesso.

Em 1920, a modalidade passou a ser praticado em espaços abertos e ganhou o nome com o qual é conhecido hoje. Outras regras alteradas desde a origem, conferem ao softbol uma dinâmica maior. Por exemplo, o beisebol é dividido em 9 innings. Cada inning equivale a um ataque e uma defesa por equipe. Já o softbol possui sete.

A primeira disputa da modalidade em Jogos Pan-americanos ocorreu na cidade de San Juan, Porto Rico, em 1979. Nesse ano, havia competição tanto masculina quanto feminina. Como resultado da pressão para a inclusão do beisebol feminino nos Jogos Olímpicos, em 1991, estabeleceu-se que o softbol seria praticado pelas mulheres, enquanto, o beisebol ficaria restrito aos homens. Dessa forma, nas Olimpíadas de Atlanta (EUA), em 1996, ele estreou entre as modalidades da competição.

Site da CBBS:

www.cbbs.com.br/

Da Unesp