Alunas da rede estadual apresentam projeto em simpósio de startups na Embrapa

Ação busca diminuir desperdício da alimentação em unidade de São Carlos, atuando na conscientização da comunidade escolar

qui, 27/02/2020 - 13h31 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Educação

Um projeto de aplicativo desenvolvido por estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos, saiu da sala de aula e foi parar no Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária (SIAGRO 2019), no setor de Simpósio de Startups, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Instrumentação.

A equipe, composta pelas estudantes Ana Beatriz Camargo, Fernanda Menezes, Julia Ranzula, Maria Julia Salvador Porcino, Mariana Franco e Raquel Barbosa, orientada pela professora Bárbara Daniela Guedes Rodrigues, elaborou a ação para diminuir o desperdício da alimentação na unidade, atuando na conscientização de toda a comunidade escolar.

Elas desenvolveram um aplicativo direcionado por um QR Code que informa o cardápio semanal de merenda, incluindo opções vegetarianas, para que os alunos tomem, de forma consciente, a decisão do que comer e para controlar o índice de desperdício de alimentos.

“Ações como essa, que usam a tecnologia para desenvolver soluções para problemas complexos, são fundamentais para a escola. Por isso, colocamos a bandeira da tecnologia dentro do Inova Educação”, pontua Debora Garofalo, coordenadora do setor na Secretaria de Estado da Educação.

Identificação

Em paralelo com o app, foi produzido um sistema de Identificação por Radiofrequência (RFID), que faz parte da plataforma Arduino, em que cada aluno terá um cartão para auxiliar na fila da merenda e na frequência escolar. A iniciativa ainda coletou dados da merenda em determinados dias da semana e, a partir dele, analisa os índices de desperdícios entre as séries.

O projeto foi apresentado no Movimento Inova – Hackathon, que aconteceu em dezembro na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Efape), e no mesmo período foi para a SIAGRO 2019.

As estudantes participarão da II Edição da Technovation Summer School for Girls e também já foram convidadas a fazer parte do Programa Embrapa & Escola, com a apresentação do aplicativo para as escolas das redes municipal e estadual da cidade de São Carlos.