Alunas da Fatec ganham prêmio de TI com robô que evita colisões

"Robotino" pode ser adaptado para utilização na indústria automobilística

qua, 03/10/2012 - 12h20 | Do Portal do Governo

Um robô com sensores que evitam colisões. Este foi o trabalho desenvolvido por Ana Flávia da Silva e Rhaiza Seimoha, alunas do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec. O projeto conquistou o 1º Prêmio SAE Brasil Estudantil de TI na Indústria da Mobilidade, organizado no 21º Congresso da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE), na capital. O trabalho foi orientado pelos professores Milton Silva da Rocha e Silvio do Lago Pereira.

A ideia do “Robotino”, como foi batizado o equipamento, pode ser aprimorada e utilizada na indústria automobilística. “Usamos cinco sensores de infravermelho para percepção e recepção de dados que decidem as ações e o movimento do robô”, explica Ana Flávia. “Para um automóvel, seria necessário usar o dobro de sensores.”

Segundo Rhaiza, o que já existe no mercado é diferente do que elas desenvolveram. A estudante explica que, ao contrário do que ocorre hoje, o sistema desenvolvido por elas poderia fazer com que o carro respondesse de diversas maneiras, dependendo do obstáculo. “”Se for um pedestre, por exemplo, o carro reduz a velocidade; se for um motociclista na lateral, apenas indica a aproximação.”

Do Portal do Governo do Estado